Folha de S. Paulo


A dois dias da visita do papa, Colômbia anuncia cessar-fogo com ELN

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou na manhã desta segunda-feira (4), um cessar-fogo bilateral com o ELN (Exército de Liberação Nacional), hoje a principal guerrilha do país depois de aprovado o acordo de paz com as Farc, agora transformadas em partido político.

Com entre 2.500 e 3.000 combatentes, o ELN é uma guerrilha marxista que está na ativa desde 1964. Sua ideologia difere um pouco da das Farc, uma vez que tem mais influência religiosa e se inspira na Teologia da Libertação.

César Carrión - 11.jul.2017/Presidencia de Colombia/Xinhua
(170711) -- MEDELLIN, julio 11, 2017 (Xinhua) -- Imagen cedida por la Presidencia de Colombia, del presidente colombiano, Juan Manuel Santos, presidiendo la instalación del Primer Foro Mundial de Productores de Café, en la ciudad de Medellín, Colombia, el 11 de julio de 2017. El presidente colombiano, Juan Manuel Santos, exaltó el trabajo en equipo del Gobierno y la Federación Nacional de Cafeteros de Colombia para sacar adelante la caficultura nacional, al instalar el Primer Foro Mundial de Productores de Café de dos días de duración que se llevará a cabo en la ciudad de Medellín, y que contará con la participación de 1,200 representantes de la industria cafetalera de Asia y América Latina, en el que se analizarán temas relacionados con el cambio climático y la sostenibilidad del gremio cafetalero, entre otros temas, de acuerdo con información de la prensa local. (Xinhua/César Carrión/Presidencia de Colombia) (jg) (ah)
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, durante evento em julho

Apesar de estar negociando um acordo de paz com o governo desde fevereiro, o ELN não deixou de praticar sequestros, extorsões e atentados. Por conta disso, a negociação vinha sendo muito questionada pela opinião pública e os meios de comunicação.

O anúncio do cessar-fogo, que começa a valer em 1º de outubro e vai até 12 de janeiro de 2018, é a primeira notícia de avanço real entre as duas partes nestes nove meses de conversas. A ONU e a Igreja Católica atuarão como observadores do cumprimento do cessar-fogo.

"É um imenso passo para a criação de confiança no processo e permite destravar o resto da agenda", declarou o chefe das negociações por parte do governo, Juan Camilo Restrepo.

Enquanto o acordo com as Farc foi costurado em Cuba, o tratado com o ELN está sendo negociado no Equador. Segundo Santos, chegou-se a um consenso sobre a interrupção dos ataques mútuos em debate que adentrou a última madrugada, em Quito.

Santos disse que o cessar-fogo estará condicionado "a que se avance nas negociações", referindo-se ao reiterado pedido do governo para que a guerrilha deixe de praticar sequestros e extorsões.

A guerrilha, por sua vez, embora declare que deseja firmar a paz com o Estado colombiano, vinha afirmando que não podia deixar essas práticas, porque depende delas para se financiar.

O anúncio ocorre dois dias antes da chegada do papa Francisco ao país, cujo motivo principal é, justamente, celebrar a paz alcançada com as Farc, na qual teve um papel de intermediário.

"O cessar-fogo tem como finalidade proteger os cidadãos enquanto as conversas em Quito continuam. Neste período não haverá sequestros, nem ataques a estradas e oleodutos e demais hostilidades que essa guerrilha vinha cometendo", explicou Santos.

Acrescentou, porém, que falta muito a ser conversado para que se chegue a um acordo final, "espero que a visita do Papa estimule esse primeiro passo em busca da reconciliação."

-

Fundação: 1964
Inspiração: Revolução Cubana, marxismo e Teologia da Libertação
Objetivo: realização da reforma agrária e criação de uma nova Constituição
Número de combatentes: entre 2.500 e 3.000 armados, com cerca de 7.500 simpatizantes
Presença: está em 9 dos 32 departamentos do país
Atuação: ataques contra instalações petrolíferas, como campos e oleodutos, áreas de mineração, sequestro, extorsão e tráfico de drogas
Ações por ano: cerca de 380 (em 2014)
Fundadores: os irmãos Fabio e Manuel Vásquez Castaño
Período do cessar-fogo: de 1º.out.2017 a 12.jan.2018

Fontes: Mapping Militants Project, InSight Crime e Fundación Paz y Reconciliación

-


Endereço da página:

Links no texto: