Folha de S. Paulo


Hackers estão invadindo as webcams de mulheres e postando tudo no YouTube

Rasmus Olsen/Flickr/Vice
Hackers Estão Invadindo as Webcams de Mulheres e Postando Tudo no YouTube
Hackers Estão Invadindo as Webcams de Mulheres e Postando Tudo no YouTube

Mais evidências de que não, você não é paranoico ao cobrir sua webcam com um post-it ou fita adesiva.

De acordo com novo relatório do grupo de direitos digitais Digital Citizens Alliance, hackers estão tomando o controle da webcam de meninas e mulheres e subindo o material íntimo para o YouTube em busca de lucros.

O relatório, divulgado durante a conferência Black Hat, descreve como hackers conhecidos como "ratters" usam um tipo de malware específico chamado de trojan de acesso remoto, ou RAT, na sigla original, para acessarem o computador de uma vítima e controlar sua webcam. Trojans são cerca de 70% dos malwares disponíveis na rede hoje; e, segundo o relatório, os RATs são os mais fáceis de usar.

Depois de obterem material íntimo o suficiente, os "ratters" fazem o upload para o YouTube e esperam as visualizações e likes chegarem. Um vídeo de uma jovem diante de seu computador, possivelmente sem a menor ideia de que está sendo observada, pode chegar a centenas de milhares de visualizações –o que gera grande renda de publicidade.

Este tipo de atividade não é tão nova. Em 2013, o hacker Jared James Abraham foi preso por tentar extorquir a Miss Teen Estados Unidos Cassidy Wolf ao obter vídeos dela com um malware do tipo RAT.

A Digital Citizens Alliance recomenda que o Google tome uma postura mais ativa na busca e remoção desses vídeos no YouTube. E talvez o mais importante, ressalta os riscos reais enfrentados por mulheres na rede.

Tradução de Thiago "Índio" Silva

Leia no site da Vice.


Endereço da página: