Folha de S. Paulo


Querida, denegrir, roteiro da Globo: falas curiosas no depoimento de Lula

O depoimento prestado na tarde desta quarta-feira (13) pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sergio Moro em Curitiba reservou alguns momentos curiosos.

O petista é acusado, na ação discutida no depoimento, de se beneficiar de vantagens indevidas pagas pela empreiteira Odebrecht –incluindo a compra de um terreno que seria destinado ao Instituto Lula, e cuja negociação teria sido intermediada pelo ex-ministro Antonio Palocci.

Lula acusou Palocci de ter mentido em depoimento prestado na semana passada ao próprio Moro. Na ocasião, o ex-ministro da Fazenda disse que Lula avalizou um "pacto de sangue" com a Odebrecht. Veja abaixo:

Assista ao vídeo

Em outro momento de sua fala, o petista ironizou o depoimento do ex-ministro da Fazenda. Segundo Lula, tudo pareceu "feito por um roteirista da Globo". Veja:

Assista ao vídeo

Lula e Moro protagonizaram ainda dois momentos curiosos. Em um deles, o magistrado reforçou pedido de uma procuradora ao ex-presidente que não se dirigisse a ela como "querida" –como Lula havia feito por duas vezes.

Assista ao vídeo

Moro também recebeu uma espécie de advertência do ex-presidente, que classificou a fala como um "conselho". Segundo Lula, o juiz usou de forma politicamente incorreta a palavra "denegrir".

Assista ao vídeo

Ao finalizar seu depoimento, o petista acusou a força-tarefa da Lava Jato de ter se tornado refém da imprensa e perguntou se Moro era imparcial –e se ele poderia dizer isso a seus netos e a sua bisneta de seis meses.

Segundo o ex-presidente, não foi o procedimento no último encontro entre os dois, em maio. Moro retrucou dizendo que a convicção dele foi de que Lula era culpado. "Se nós fôssemos discutir aqui, não seria bom para o senhor", finalizou.

Assista ao vídeo


Endereço da página:

Links no texto: