Folha de S. Paulo


Democracia do Brasil deve evitar solução extrema, diz professor de Harvard

Michael Sandel, 64, professor de filosofia política na Universidade Harvard, nos EUA, afirma que a democracia brasileira deve olhar para outros países e evitar soluções extremistas para seus impasses.

"Acho que é importante olhar o mundo para observar os erros de algumas sociedades democráticas na direção de soluções extremistas, nascidas de raiva e ressentimento, e tentar resistir a isso no Brasil, tentar criar um tipo de debate forte o suficiente entre os cidadãos para que o Brasil não seja vítima de soluções raivosas e extremistas que vemos brotar em algumas outras sociedades democráticas pelo mundo", afirmou.

"Eu espero, e acredito, que o Brasil será capaz de vencer esse desafio."

Um dos professores mais populares de Harvard, Sandel visitou o Brasil em 2014 e no fim do ano passado, quando participou do programa de Luciano Huck, visitou favelas e palestrou no Supremo Tribunal Federal.

Ele também é autor de livros como "Justiça" e "O que o dinheiro não compra". Um de seus cursos em Harvard pode ser visto gratuitamente na internet.

A entrevista faz parte da série "Diálogos que Conectam", produzida pela Um Brasil, plataforma de conteúdo idealizada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) em parceria com a Brazil Conference, evento realizado por alunos brasileiros da Universidade Harvard e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA.

A edição deste ano, da qual participou Sandel, foi realizada nos dias 7 e 8 de abril. A íntegra da entrevista está disponível no YouTube.


Endereço da página: