Folha de S. Paulo


Próximos passos da Lava Jato podem derrubar governo

O conteúdo de novos depoimentos colhidos pela Operação Lava Jato por meio de delalações premiadas tem potencial para chegar à presidente Dilma Rousseff e comprometer até mesmo seu vice, Michel Temer (PMDB), que seria o sucessor na Presidência em um eventual impeachment.

Além de ilegalidades no financiamento da campanha de Dilma em 2014, os depoimentos e provas levantados na Lava Jato podem envolver diretamente outros políticos graúdos do partido de Temer, afirmou o repórter especial da Folha Mario Cesar Carvalho em conversa na TV Folha com seus colegas Fernando Canzian e Raquel Landim.

Na opinião dos jornalistas, é cada vez mais delicada a situação da presidente Dilma, tanto do ponto de vista das investigações quanto da economia. Nesta sexta (11), o empresário Pedro Passos, dono da Natura, chegou a pedir abertamente a renúncia da presidente. Dilma respondeu publicamente que não deixará o cargo deliberadamente.

Há uma avaliação de que até mesmo o PT e o ex-presidente Lula abandonaram Dilma no que se refere à economia. Enquanto a presidente persegue um difícil ajuste nas contas públicas, seu partido e demais movimentos sociais que apoiam Lula pregam uma guinada à esqueda, com mais gastos na área social.

No domingo (13), está marcado um grande protesto contra a presidente Dilma e a favor do impeachment na avenida Paulista, em São Paulo. Movimentos de esquerda que também planejavam manifestações desisitram de realizar seus atos no mesmo dia.


Endereço da página: