Folha de S. Paulo


Veja em 360° os dois lados do muro que divide Israel e Cisjordânia

No Oriente Médio, um muro se presta ao papel de resumo de um conflito histórico e da ausência de perspectivas para sua resolução.

A barreira física de 765 quilômetros –65 deles ainda por serem completados– tem sido erguida por Israel desde a Segunda Intifada. Ela faz parte das chamadas "medidas de defesa", que têm como objetivo impedir atentados como os vistos no levante do começo dos anos 2000.

Junto com os "checkpoints", que regulam o ir e vir de palestinos, o muro isola cidades inteiras da Cisjordânia, como Belém e Ramallah. A região foi visitada pela Folha no sexto episódio da série Um Mundo de Muros.

A reportagem multimídia inclui o vídeo em 360° acima, captado pelo fotógrafo Lalo de Almeida. As imagens mostram cenas do cotidiano dos dois lados da fronteira e desafios impostos pelo muro –a exemplo do caso do palestino Hani Amer, que mora em uma propriedade que tem como limite a linha que o governo israelense criou para erguer o muro.

O vídeo pode ser visto no player acima ou no app Folha 360º. Lançado em março de 2017, ele é um aplicativo grátis de realidade virtual. A chamada VR (do inglês "virtual reality") permite que o espectador tenha uma experiência interativa ao acompanhar as imagens com os olhos do câmera, em 360º.

Uma vez dentro do aplicativo, que permite uma interação maior com o vídeo acima, é possível explorar as imagens de duas maneiras. Com os óculos de realidade virtual, o que amplia a sensação de imersão, e na tela do celular (basta fazer o download).

Também é possível acessar uma versão mais leve, disponível no YouTube.

O leitor também poderá acessar outros vídeos em 360º produzidos pela Folha: um tour pela Antártida, onde cientistas brasileiros reconstroem a Estação Comandante Ferraz, uma volta na pista do autódromo de Interlagos, passeios pela Baía de Guanabara e ao Cristo Redentor e a exploração de uma rara casa modernista no Pacaembu.

Para baixar o app, desenvolvido em parceria com a Beenoculus, basta fazer o download do Folha 360º na loja Google Play (usuários de aparelhos com Android que tenham sensor giroscópio) ou na App Store (usuário da Apple, com modelos de iPhone a partir do 5C).

-

Como funciona?

REALIDADE VIRTUAL COM OS ÓCULOS

> A experiência é mais rica com o uso de óculos especialmente desenvolvidos para o 360º
> Eles interagem em sincronia com o movimento da cabeça e a imagem acompanha o movimento do usuário
> A maioria dos óculos existentes no mercado tem um compartimento para inserir o celular
> Eles podem ser feitos de plástico ou de papelão
> Uma vez com os óculos, a sugestão é sentar numa cadeira giratória para usufruir melhor da experiência

-

SÓ COM O CELULAR

> Também dá para assistir aos vídeos somente com o uso do celular. Dessa maneira, a imersão não é tão completa, mas ainda é possível interagir com a cena movimentando o aparelho em todas as direções


Endereço da página:

Links no texto: