Folha de S. Paulo


Como usar a queda da inflação para deixar a conta bancária mais feliz?

Você sabe o que acontece com os investimentos e com as contas de todo mês quando a inflação cai muito ou fica negativa? E como aproveitar isso para deixar a sua conta bancária mais feliz?

A queda nos preços de energia elétrica, alimentos e combustíveis em junho fez o país ter a primeira deflação em 11 anos. O IPCA, índice oficial de inflação, recuou 0,23% no mês. Esse movimento de queda de preços -a deflação- não ocorria desde junho de 2006.

Neste vídeo da série "Meu Dinheiro", produzido pela TV Folha, a repórter de "Mercado" Tássia Kastner explica que, com a redução do IGP-M, a inflação do aluguel, é possível baixar o valor pago todo mês ao proprietário do imóvel.

E para os investimentos, o que significa a queda muito acelerada da inflação ou a inflação negativa? Existe uma notícia boa e uma ruim. A inflação faz com que o dinheiro compre menos itens ao logo do tempo, então, quando ela cai, isso é melhor para o bolso.

Ao mesmo tempo, quando a inflação cai de forma muito acelerada porque ninguém tem dinheiro para gastar, isso significa que o Banco Central tem que diminuir a taxa de juros. E aí o dinheiro começa a render menos. Bom para a economia, não tão bom para os teus investimentos.


Endereço da página:

Links no texto: