Folha de S. Paulo


PT falhou ao dar subsídio sem definir metas, diz professor do MIT

O professor de ciência política Ben Ross Schneider, diretor do programa de estudos do Brasil do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), avalia que as políticas de incentivo econômico das gestões do PT no governo federal (2003-2016), apesar de corretas nas intenções, falharam por terem sido mal implementadas.

"Houve uma tentativa dos governos do PT para promover muito a área de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, política industrial, mas a implementação deixou algumas falhas", afirma.

"Foram muitos subsídios que foram gastos sem pensar exatamente na meta que iriam alcançar."

Na entrevista, Schneider diz ainda que a desigualdade é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do Brasil.

O professor avalia que, mesmo com programas sociais como o Bolsa Família, a redistribuição de renda como proporção do PIB é muito baixa no país.

Como exemplo, cita a Previdência: "O que chama muito minha atenção é que o gasto total da Previdência é muito maior que nos outros países, então já é fora de um patamar normal. Mas pior que isso é que dois terços de todo o gasto vão para os 20% mais ricos do Brasil. É uma redistribuição perversa."

A entrevista faz parte da série "Diálogos que Conectam", produzida pela Um Brasil, plataforma de conteúdo idealizada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) em parceria com a Brazil Conference, evento realizado por alunos brasileiros da Universidade Harvard e do MIT, nos EUA.

A edição deste ano, da qual participou Schneider, foi realizada nos dias 7 e 8 de abril. A íntegra da entrevista está disponível no YouTube.


Endereço da página: