Folha de S. Paulo


Retrospectiva 'Ilustrada': O ano em que cantor 'desconhecido' morreu e 'Chatô' saiu

No cinema, "Chatô" (o longa de Guilherme Fontes finalmente ficou pronto, após 20 anos), "Que Horas Ela Volta?" (filme de Anna Muylaert com Regina Casé, que até tentou uma vaga no Oscar) e "Star Wars" (produção esperada por fãs no mundo todo como a estreia da década).

Na televisão, foi o ano da Record com a novela "Os Dez Mandamentos", trunfo de audiência da emissora e que, dado o sucesso, vai até virar filme em janeiro, com cenas inéditas.

No mundo paralelo ao da tv aberta, a consolidação do Netflix, que expulsou canais pagos do conforto e se destacou crescendo no Brasil.

Do lado das más notícias, o editor da "Ilustrada", Ivan Finotti, e o repórter Guilherme Genestreti apontam o fim da tradicional videolocadora 2001, que em dezembro anunciou o fechamento de suas lojas físicas em São Paulo e a venda de todo seu acervo de filmes em DVD e VHS.

Ainda no quesito extinção, mas no universo da literatura, a má notícia fica por conta do fechamento da Cosac Naify.

Na música, a lembrança é da fama dos populares, principalmente do cantor sertanejo Cristiano Araújo (cuja morte gerou comoção, mas era desconhecido do mundinho cultural), e de nomes como Wesley Safadão, sucesso de shows e de público.

Veja abaixo os melhores e piores momentos na cultura, selecionados pela "Ilustrada".

CINEMA

EXPOSIÇÕES

TELEVISÃO

SHOWS

TEATRO

LITERATURA


Endereço da página:

Links no texto: