Folha de S. Paulo


Polvo na brasa coroa arroz espanhol cremoso no Manioca

O polvo finalizado na brasa servido sobre um arroz-bomba cremoso misturado com uma emulsão de açafrão é um convite para ir ao Manioca, no shopping Iguatemi. Apesar de estar num shopping, o restaurante tem uma aura de fazenda, pé-direito alto e iluminação natural –ali é fácil se desconectar em absoluto da frieza e pompa dos corredores de lojas.

Bem, de volta ao prato: trata-se de um pedido especial, que custa R$ 103, mas seu preparo tem esmero e a porção é farta. Heleza Rizzo, chef do grupo Maní, deixou a cozinha da casa a cargo de Bianca Monteiro que leva o arroz-bomba à frigideira sobre um sofrito que, depois de muito tempo no fogo, ganha a consistência de uma pasta, de sabor concentrado.

O arroz, em seguida, é embebido em etapas intercaladas, em caldo de frango e caldo de polvo, com páprica, e depois misturado a uma emulsão de açafrão –fica al dente, cremoso e fumegante. Sobre ele, a estrela do prato: tentáculos carnudos de polvo finalizados na brasa, que lhe dá crocância e sabor defumado, uma beleza.

Manioca
Onde: shopping Iguatemi (av. Brig. Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano; tel. 2924-2333)


Endereço da página: