Folha de S. Paulo


Ovo empanado de gema mole ganha homenagem no italiano Così

O chef Renato Carioni, do restaurante italiano Così, saiu do anonimato com uma receita de... ovo. Ele foi capaz de mostrar, em 2006, o potencial do produto como protagonista de preparos elaborados, com ingredientes de primeira linha.

Em homenagem ao ovo, pois, ele faz em seu restaurante, em Santa Cecília, a primeira edição do Festival do Ovo Mollet, em cartaz até o dia 2 de outubro, com quatro receitas de sua autoria, que desenvolveu ao longo da carreira.

Uma delas permanecerá no cardápio. Trata-se do ovo empanado em farinha de rosca, feita na casa, bem temperada e granulada, acomodado sobre um delicado creme de batata e alho-poró, que passa pelo sifão de sorte que fica leve e aerado. Na base do prato, tem mascarpone trufado (R$ 37).

Para comer, rompe-se o ovo, a gema escorrega e, a cada garfada, é gostoso fisgar todos os elementos. Há ainda versão com lentilhas e um brodo denso, a que acompanha purê de feijão branco, creme de foie gras e presunto defumado e o ovo servido sobre purê de pupunha e molho de cogumelos –este, também empanado.

COSÌ
Onde: r. Barão de Tatuí, 302, Santa Cecília; tel. (11) 3826-5088


Endereço da página: