Folha de S. Paulo


Gordices: Misturando sabores, pão de deus é um achado em padaria de SP

O chef português Vitor Sobral, já à frente da Tasca da Esquina e da Taberna da Esquina, em São Paulo, abriu recentemente a Padaria da Esquina, nos Jardins, inspirada nas casas de Lisboa. Ali, toda a produção de pães e doces é artesanal e diária, concentrada em receitas portuguesas muito bem feitas.

O pão de deus é um achado: sua massa é macia como a de um brioche, bem fofinha, e coberta por uma pasta de coco, ovo e açúcar, que cria uma delicada crosta, ao ir ao forno.

Para comer, como em Portugal, pode ser recheado com presunto e queijo. Nasce um contraste na combinação de um sabor levemente adocicado com o salgado dos frios, uma beleza.

Há ainda toda sorte de pães, como o do Alentejo, cuja massa leva dois tipos de farinhas de trigo –tem certa acidez e miolo denso–, e doces portugueses como o pastel de nata, com massa folhada recheada de gemas e açúcar, coberta com canela, e a bola de Berlim, que lembra o nosso sonho, com massa suave, adocicada, envolta em açúcar e recheada com creme de confeiteiro.

PADARIA DA ESQUINA
Onde: al. Campinas, 1.630, Jardins
Quando: diariamente, das 7h às 22h


Endereço da página: