Folha de S. Paulo


Gordices: Agricultura familiar é trunfo em quitanda agroecológica de SP

Uma lousa acomodada na calçada, em uma ruazinha no largo da Batata, anuncia a Quitandoca. Ao entrar, frutas, legumes, verduras, folhas e afins –cada qual com a sua história– estão à mostra e à venda. São produtos agroecológicos, garimpados de pequenos produtores nos arredores de São Paulo.

"Esses alimentos são cultivados em pequenos espaços de terra, sem insumos sintéticos, com um trabalho familiar e uma comercialização justa para o consumidor e para o produtor", explica Gabriela Mattos, a geógrafa idealizadora do projeto.

Sua ideia central é aproximar o consumidor do produtor, diversificar a oferta de "rótulos" de alimentos frescos, de pequenos agricultores, e apresentar ao consumidor novos produtos. "A gente tem duas cozinheiras trabalhando aqui e elas ensinam como usar cada coisa na cozinha. Às vezes, recebemos produtos que nem a gente conhece. Chegam aqui vários tipos de cará, fruto de pupunha, taioba..."

Gabriela também é sócia do Pitico, que funciona no mesmo espaço, um bar árabe informal (irmão mais novo do Pita Kebab), com contêineres e uma área ao ar livre com cadeiras de praia, como se estivesse à parte de São Paulo.

Pois há pouco, os ingredientes à venda na Quitandoca passaram a alimentar uma cozinha, sob o comando de Caio Alciati (ex-Tian) para almoços às quartas, quintas e sextas, das 12h às 15h.

Pode haver, por exemplo, cuscuz de milho com palmito-pupunha e abóbora, curry de casca de banana verde e salada de couve com folhas de mostarda ou galinhada com farofa de abóbora, com caldo de cenoura e alho-poró, salpicada de mandioquinha palha –os pratos mudam a cada semana e custam sempre R$ 25.

QUITANDOCA/PITICO
Onde: r. Guaicuí, 61, Pinheiros; tel. (11) 3582-7365


Endereço da página: