Folha de S. Paulo


Fotógrafa registra trilhas e cachoeiras desertas nos Estados Unidos

Fazer trilhas extensas, tomar banho de cachoeira e observar as estrelas: um roteiro atípico pelos Estados Unidos que a assistente de exportação Ana Teixeira, 30, fez em maio de 2015.

A fotógrafa amadora é apaixonada por trilhas –as quais frequenta aos finais de semana– e aproveitou a visita a um parente no país para conhecer o oposto do que os turistas procuram por lá.

"Troquei as compras por um passeio divertido e emocionante pelos Estados Unidos", diz. O trajeto durou 15 dias e foi feito na companhia de um colega.

Em Las Vegas, ponto de partida e final da viagem, os dois alugaram um carro e seguiram sem rumo definido pelo interior dos estados de Nevada, Arizona, Califórnia e Utah.

Os dois rodaram cerca de 2.000 quilômetros no período.

SURPRESAS

A dupla foi surpreendida pela neve na saída do Grand Canyon, o primeiro ponto visitado –um evento atípico para a primavera americana. "Tínhamos visto as cores fortes do deserto, e vê-lo coberto pela neve foi ainda mais surpreendente", lembra.

Porém, um dos lugares mais divertidos por que passaram foi a reserva indígena Havasupai, no Arizona.

O seu companheiro de viagem olhava o mapa das redondezas do Grand Canyon pela internet e encontrou o parque, cuja vegetação se destaca na aridez da região.

Tomados pela empolgação, decidiram encarar a trilha de 16 quilômetros até a cachoeira da reserva.

O problema era que, para pernoitarem no camping do parque, deveriam ter feito reserva –na época, disponível apenas pelo telefone e que hoje já pode ser feita on-line.

Acabaram por convencer um dos diretores da reserva e passaram algumas noites por lá. "O sufoco valeu a pena. É um lugar tranquilo, com um lago de água turquesa", diz.

No restante da viagem, conheceram outras paisagens áridas, como Sedona, no Arizona, o parque Death Valley, na Califórnia, e ainda uma cidade fantasma, Keeler, também na Califórnia.

Por fim, em uma das últimas paradas da viagem, nas redondezas do parque nacional Zion, em Utah, a dupla não encontrou nenhuma hospedagem ou camping com vagas para passar a noite.

A solução foi acampar na beira da estrada, o que rendeu uma das fotos preferidas de Teixeira na viagem, do céu estrelado: "Não foi um hotel cinco estrelas, mas vimos milhares delas".

Veja outras edições do Álbum de Viagem

Natureza e cultura na Tailândia, por Higor de Pádua
A lavagem do Bonfim, por Atílio Avancini
O mundo pelo computador, por Jacqui Kenny
Expedição na Patagônia, por João Marcos Rosa
Tecnobrega em Belém (PA), por Bruna Brandão
Mesquita de Abu Dhabi, por Eduardo Sodré
Sandboard na América do Sul, por Ricardo Ribas e Digiácomo Dias
Deserto em Cores, por Emerson Murakami
Retratos de Alter do Chão (PA), por Alex Fisberg
Livro registra aves brasileiras, por Ricardo Martins


Endereço da página:

Links no texto: