Folha de S. Paulo


Figura de Darth Vader, de 'Star Wars', compete com a de Mickey na Disney

Desde que a Disney comprou a Lucasfilm, em 2012, seus parques são gradativamente invadidos por elementos de "Star Wars". E agora, com o segundo filme lançado sob a administração Disney, é um cerco que se fecha junto aos visitantes.

Tentar encontrar a figura do Mickey –a cabeça redonda com duas orelhas idem– espalhada pelos ambientes de parques, hotéis, lojas e restaurantes sempre foi um passatempo singular na Disney. Agora, o ratinho ganhou a companhia de Darth Vader e seus colegas de elenco.

É possível achar o Lorde do Mal em formatos de doces nas sobremesas, portas de banheiros e placas de sinalização. O robozinho fofo da última trilogia, BB8, é outro campeão de onipresença. Seu formato bolinha está em copos nos bares, brinquedos para fazer bolha de sabão ou embalagens de minipizzas.

Existem atualmente três grandes lojas dedicadas exclusivamente a "Star Wars" no complexo dos parques.

A maior parte fica no Disney Springs, gigantesco shopping a céu aberto que reúne megastores como a da Coca-Cola a lojinhas aconchegantes como a dos sofisticados chocolates Ganachery, que também segue a tendência e faz pela primeira vez bombons com formato de personagens de "Star Wars".

A loja que fica na saída do simulador virtual Star Tours é um pouco menor e tem foco em brinquedos. Quem quer camisetas e outras roupas encontra mais opções na loja da Disney Springs.

UNIFORMES

Para aqueles com mais dinheiro para gastar, a perdição pode estar na loja dentro do Star Wars Launch Bay. Depois de ver a exposição de curiosidades sobre a saga, o visitante sai por uma lojinha dedicada a produtos mais sofisticados, de joias em formato da Estrela da Morte a uniformes completos e realistas.

Dá para escolher entre se vestir de vilão, como um Stormtrooper, ou de herói, com as roupas de um piloto das forças rebeldes.

Além dos pontos de venda exclusivos do material oficial de "Star Wars", todo comerciante do pedaço quer surfar na onda do novo filme. Lojas como Uniqlo, Zara e Columbia Sportswear aumentaram seus catálogos com camisetas, meias, bonés e roupinhas para crianças com estampas dos Jedi.

Essa invasão temática une forças com a dedicação da Disney em oferecer tranquilidade e carinho aos visitantes. Nos hotéis do complexo de parques, os já tradicionais "mimos" distribuídos aos hóspedes em seus quartos, como um chocolate ou uma bolsinha, renovados a cada dia, ganharam itens com os heróis de "Star Wars".

O único quesito que ainda deverá incomodar é o tempo nas filas. A partir de sábado (16), a abertura do simulador para as pessoas brincarem de stormtroopers deve provocar uma longa espera.


Endereço da página:

Links no texto: