Folha de S. Paulo


Artista com agorafobia explora o mundo pelo computador

A artista neozelandesa Jacqui Kenny, 43, cita a Mongólia e o Peru como alguns dos países que mais gostou de visitar –no caso dela, apenas pela tela do computador.

Em 2009, Kenny foi diagnosticada com agorafobia, medo de multidões ou espaços abertos. A condição, motivada pelo encerramento de uma empresa da qual era sócia, faz com que ela se sinta mal em pontos turísticos e aviões, evitando-os a todo custo.

Por outro lado, o problema a inspirou profissionalmente. Ela criou o blog e o perfil no Instagram "The Agoraphobic Traveller" com imagens do Google Street View.

"É uma condição muito solitária, e comecei a ocupar os meus dias em casa explorando o mundo pelo site", diz a artista, que hoje mora em Londres, em entrevista à Folha.

Agora, as horas em frente ao computador são gastas na seleção das 27 imagens salvas que compõem a sua conta no Instagram, que tem 88 mil seguidores.

Ela procura sempre pelas mais desertas. "Foi o modo que achei de me representar nas imagens", explica.

Depois, apenas recorta as imagens e faz pequenos ajustes de contraste e luz.

Sobre o Brasil, diz que foi um dos países mais bonitos que "visitou": "Me encantei pelo Ceará, lá tem uma luz ótima", conta Kenny, que se surpreende depois de descobrir que o estado é conhecido como a terra da luz.

Sobre o uso da plataforma, ela destaca pontos positivos e negativos. "O lado bom é que tenho total controle, o que pra mim é essencial quando saio de casa", diz. O ruim é depender da qualidade da imagem, pessoas e até do clima no dia em que foi feita a foto.

O projeto tem ajudado. Ela ressalta o contato com pessoas com agorafobia, e como o projeto tem permitido que a condição seja discutida: "Impede que muitas pessoas contem aos amigos por medo da reação deles".

Neste ano, o Google cedeu os direitos das imagens para que Kenny pudesse vendê-las como parte do projeto artístico.

A renda das vendas, disponíveis em seu blog, são destinadas à fundação Brain and Behaviour.

Em setembro, Kenny esteve em Nova York para inaugurar sua primeira exposição. "Foram dias bem corridos, mas que pude aproveitar com colegas por perto e conhecer novos amigos. Espero viajar novamente em breve".

Veja outras edições do Álbum de Viagem

Expedição na Patagônia, por João Marcos Rosa
Tecnobrega em Belém (PA), por Bruna Brandão
Mesquita de Abu Dhabi, por Eduardo Sodré
Sandboard na América do Sul, por Ricardo Ribas e Digiácomo Dias
Deserto em Cores, por Emerson Murakami
Retratos de Alter do Chão (PA), por Alex Fisberg
Livro registra aves brasileiras, por Ricardo Martins
Imagens em prol da preservação, por Luciano Candisani
Japão em câmera analógica, por Ricardo Ampudia
Portugal em fotos de drone e celular, por Ricky Arruda


Endereço da página:

Links no texto: