Folha de S. Paulo


Região de Punta del Este harmoniza vinícolas grandes e de butique

Tendo como atração a cidade costeira de Punta del Este, o Departamento de Maldonado –com seu clima marítimo– é a mais instigante nova região vinícola do Uruguai. Ali vão nascendo de vinícolas butique a empreendimentos de grande porte.

O mais chamativo é a vinícola Garzon, investimento multimilionário que produz vinhos ainda jovens, mas de bom potencial –35% de suas uvas são tannat, e o restante se distribui em muitas variedades. Além de brancos (Alvarinho Single Vineyard 2016), há tintos (o pinot noir Single Vineyard 2015, o cabernet franc Reserva 2015, e o Balasto 2015, que combina tannat com cabernet sauvignon, petit verdot e marselin).

Também jovem e com bela arquitetura, mas em pequenas dimensões, o Viña Edèn tem apenas quatro vinhos, sendo que seu destaque –o Cerro Negro– usa tannat (50%) com merlot e marselin. A pequena e familiar Alto de la Ballena tem também belos exemplares –como o cabernet franc Reserva 2012, o merlot Reserva 2012 e o Cetus Sirah 2012– sem uma gota do onipresente tannat.

COMIDA

Indo ao Uruguai, ainda que para beber vinhos, não se desperdiça a oportunidade de garimpar restaurantes.

É ótimo, em Montevidéu, encontrar a experiência descontraída do Escaramuza (scaramuza.com.uy), nos fundos de uma livraria (nem livros nem gastronomia morreram ainda!). A cozinha ali é a tradicional, familiar do Uruguai -com a qual brinca também o Tona (Luis Franzini 955, Montevidéu), do chef-celebridade local Hugo Soca, e o Facal (facal.com.uy), um limpo pé-sujo com seus chivitos (sanduíches de carne) no centro da cidade.

Com um pouco mais de experimentação, mas ainda focado no produto, visitei o Café Misterio (cafemisterio.com.uy), de clima boêmio, onde ainda há vinhos feitos por encomenda do proprietário. E, ainda mais contemporâneo, o Foc (Ramón Fernández 285, Montevidéu), pilotado pelo chef Martín Lavecchia.

Nas vinícolas, as melhores pedidas são visitar a Bouza (bodegabouza.com), aproveitando para comer no bonito e caprichado restaurante, e a a Bodega Garzón (bodegagarzon.com), com sua surpreendente gastronomia –sob a consultoria do chef Francis Mallmann, famoso pelas carnes (ótimas), tem uma vastidão de pratos de vegetais.

Na mesma região de Punta del Este, é obrigatório o Parador La Huella (paradorlahuella.com), com pescados na grelha diante do farol da praia de José Ignácio. Também na cidade, se destaca o Cuatro Mares (Capitan Miranda y 2 de Febrero), de cozinha tradicional e ambiente informal.

O colunista da Folha viajou a convite do Ministério do Turismo do Uruguai


Endereço da página:

Links no texto: