Folha de S. Paulo


Museu no Vale Sagrado relembra povos pré-colombianos do Peru

Divulgação
Entrada do museu Inkariy
Entrada do museu Inkariy

Se você, como eu, confunde todos os povos pré-colombianos que existiram no Peru, não sabe se Pachacútec foi um imperador ou uma pirâmide (foi um imperador), ignora se os chimús eram guerreiros ou festivos (eram festivos) e nunca ouviu falar em Caral (cidade de 5 mil anos, considerada a mais antiga do Novo Mundo), desça até o museu Inkariy, no Vale Sagrado, a uma hora de Cusco, e tudo se esclarecerá.

Fundado em 2002 por artistas e arqueólogos, o museu tem uma estrutura que permite ao visitante fazer um percurso cronológico pelo passado peruano antes da chegada dos espanhóis. São 16 salas, ou melhor, 8 salas duplas, cada uma delas dedicada a uma civilização, que empresta o nome ao espaço.

Na primeira metade da sala, há réplicas de utensílios domésticos e ritualísticos; cópias de roupas; pulseiras e máscaras; armas e instrumentos musicais –ao lado de ótimos textos e mapas.

Na segunda metade, depois de passar por um túnel escuro e misterioso, digno de parque de diversões, somos colocados frente a frente com uma montagem hiper-realista de uma cena representativa da cultura em questão –
em tamanho natural, com precisão de detalhes e iluminação eloquente. É como viajar, voyeurmente, no tempo e poder espiar o dia a dia de pessoas mortas há séculos. Chega a dar frio na barriga.

Na primeira parte de uma das salas, por exemplo, aprendemos que o povo de Nazca se estabeleceu na costa sul peruana entre os anos 200 e 600 d. C. Todo seu esforço intelectual, físico e religioso era no sentido de obter água e tornar suas terras desérticas mais férteis –são conhecidos como "buscadores de água". Desenvolveram engenhosos sistemas de irrigação, que se valiam de lençóis de água subterrâneos, além, é claro, de responderem pelas Linhas de Nazca, série de geoglifos que ainda hoje intriga os estudiosos.

Na segunda parte da sala, há uma representação de homens e mulheres cavando na areia uma das Linhas que chegaram até nós graças à ausência de ventos na região.

Numa das paredes da última sala, o desenho de uma pirâmide em cuja base está Caral, a primeira civilização "peruana", e em cujo topo estão os incas, com seu império multicultural, resume e organiza as informações coletadas ao longo da visita.

Perdido entre montanhas e milharais às margens do rio Vilcanota (ou Urubamba), o felizmente didático museu Inkariy é uma inspiradora porta de entrada para o país onde um dia se chamou o ouro de "suor do sol".


Endereço da página:

Links no texto: