Folha de S. Paulo


Cinco lugares frequentados pelos moradores de Atenas

Os viajantes que querem descobrir os lugares frequentados pelos moradores de Atenas deveriam visitar Kifissia, um subúrbio rico e arborizado situado na região norte da capital grega.

As lojas locais são atração no bairro há muito tempo, mas até recentemente ele não abrigava muitos restaurantes. Isso mudou nos últimos anos, quando obter uma licença para operar um restaurante se tornou mais fácil.

Atualmente, o bairro abriga uma mistura de lojas e restaurantes, que atraem os atenienses interessados por moda e comida.

*

Andrea Wyner/ The New York Times
Amaryllis Cafe, no bairro de Kifissia
Amaryllis Cafe, no bairro de Kifissia

AMARYLLIS CAFE
Os atenienses visitam o Amaryllis pela manhã, para o café, servido à maneira tradicional grega –preto e tão forte que vem acompanhado por um copo de água, para ajudar a limpar o palato.

Eles retornam ao meio-dia para sanduíches, saladas e sobremesas como o bolo de chocolate caseiro recheado com pedaços de biscoito.

A casa é uma das preferidas do bairro e também oferece uma carta de vinhos gregos, e tomar um deles sentado nas mesas ao ar livre é uma maneira agradável de passar o começo da noite no bairro de Kifissia.

ENDEREÇO 15 Kiriakou Diomidi

*

Andrea Wyner/ The New York Times
Padaria Varsos, fundada no fim do século 19
Padaria Varsos, fundado no fim do século 19

VARSOS
Espaçosa padaria familiar fundada no final do século 19, é uma fonte maravilhosa de suvenires gregos.

Sacos de pistache e amêndoas, vidros de mel e geleia (a de cereja azeda é a mais vendida) e pacotes de figos secos são muito procurados.

A compra mais tentadora, no entanto, talvez seja as 40 variedades de bolachas feitas diariamente na histórica padaria. As de manteiga e canela são as especialidades da casa.

ENDEREÇO 5 Kassaveti
SITE varsos.gr

Andrea Wyner/ The New York Times
Showroom da marca Tria
Showroom da marca Tria

TRIA
Os meticulosos artesãos do país e seus produtos feitos à mão são espécie ameaçada, devido à dependência cada vez maior de produtos industrializados.

A Tria estabeleceu um showroom que só pode ser visitado com hora marcada. Um dos objetivos da loja é preservar o artesanato.

Os compradores encontrarão xales, bolsas e roupas elegantes de diferentes partes do país, como lenços coloridos produzidos pelas meninas de uma escola de tecelagem no norte da Grécia.

ENDEREÇO 10 Agion Theodoron
SITE triaetc.com

*

Andrea Wyner/ The New York Times
Loja da designer de joias Maya Zoulovits
Loja da designer de joias Maya Zoulovits

MAYA ZOULOVITS
A butique leva o nome de uma designer de joias que em geral recebe os clientes pessoalmente e vende as peças que ela cria, com uma estética simples e clara.

Zoulovits produz suas peças feitas à mão em uma pequena oficina que fica atrás da área da loja e prefere a prata e o ouro, de 14 quilates.

Os modelos mais vendidos são suas gargantilhas em formato triangular, e braceletes de fio encerado adornados com pequenos pendentes, em forma de folhas e estrelas.

ENDEREÇO 14-16 Kyriazi

*

Andrea Wyner/ The New York Times
Prato com caranguejo real do restaurante The Twenty One
Prato com caranguejo real do restaurante The Twenty One

THE TWENTY ONE RESTAURANT & BAR
O bar e restaurante, que tem acomodações fechadas e ao ar livre e decoração contemporânea, é um movimentado ponto de encontro para os gregos da área criativa.

Mas não permita que o ambiente agitado o faça esquecer a saborosa culinária, descrita como internacional.

Um exemplo é o nhoque com queijo de cabra e figos, acompanhado por salada e caranguejo real com yuzu.

Para quem gosta de beber, os coquetéis da casa são criativos, como o mexican breath, que mistura tequila com pimenta jalapeño verde, purê de maçã verde, coentro e néctar de agave.

ENDEREÇO 21 Kolokotroni
SITE twentyone-restaurant.com

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: