Folha de S. Paulo


Quem fotografa durante viagens lembra mais do que viveu, diz estudo

Fotografar durante uma viagem ajuda a guardar as paisagens na memória. É a conclusão de um estudo americano publicado em agosto deste ano na revista científica "Psychological Science".

Os cientistas desenvolveram quatro testes. Em um deles, 294 pessoas foram convidadas a visitar um museu e divididas em dois grupos –uma equipe estava livre para fotografar e a outra deveria apenas observar.

Ao final, todos passaram por testes de memória. Segundo os autores, os fotógrafos foram capazes de se lembrar melhor das coisas que viram, mesmo sem olhar novamente as imagens feitas.

Isso porque, quando vão a um lugar para fotografar, as pessoas procuram coisas que querem registrar, segundo Jackie Silverman, pesquisadora de comportamento da Universidade da Pensilvânia (EUA) e uma das autoras do estudo. Esse comportamento leva a um enfoque maior sobre as imagens e faz com que elas sejam mais lembradas que outros aspectos, ainda de acordo com Silverman.

Turistas que viajam para fotografar são um grupo novo e crescente no país, que conta cada vez mais com expedições especializadas, com oficinas ministradas por profissionais do ramo.

CONCENTRAÇÃO

Segundo o fotógrafo Cristiano Xavier, um dos sócios da OneLapse (onelapse.com.br), empresa de São Paulo que organiza as expedições, quem viaja com uma câmera tem uma relação diferente com o ambiente na comparação com o turista comum.

"Você observa a luz, o sol e espera a hora certa para fazer uma imagem. Ao colocar o olho na câmera, você só vê aquele quadrado da paisagem e sua concentração é potencializada", diz Xavier.

Em 2014, seu primeiro ano de operação, a OneLapse realizou quatro viagens. Até o final de 2017, devem ser 21.

A viagem mais barata oferecida pela OneLapse neste ano, para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, custou R$ 5.000 (sete dias, com hospedagem e aulas). Viagens a destinos de acesso mais difícil, como Uganda, na África, podem passar dos R$ 20.000, sem o aéreo.

Edilaine Barros, 50, professora de artes visuais, faz viagens com o objetivo de fotografar há seis anos.

Ela já participou de duas expedições ao sul do país com o fotógrafo Zé Paiva, que oferece o pacote em parceria com a Brazil Trails (braziltrails.com ), de Florianópolis.

"As pessoas estão procurando menos cursos e mais experiências, para conhecer lugares diferentes", diz Paiva.


Endereço da página:

Links no texto: