Folha de S. Paulo


Fotógrafo lança livro com fotos de pássaros brasileiros

O fotógrafo de natureza Ricardo Martins, 37, reuniu o que tinha de mais expressivo captado em 15 anos de andanças por diferentes biomas do país para compor o seu último livro, "Birds of Brazil: Aves do Brasil" (editora Brasileira, 94 págs., R$ 49).

Por enquanto, o livro será vendido apenas em aeroportos do Brasil, visando agradar principalmente os viajantes estrangeiros. "É uma lembrança para caber na bagagem: a do aeroporto ou da cultura", diz ele, que é de São José dos Campos (SP). Ele também está disponível no site do fotógrafo.

As expedições fotográficas podem durar até quatro meses. São cansativas, mas rendem, além das imagens, boas histórias. "O melhor jeito é escapar do roteiro original."

Em uma delas, enquanto viajava pelo parque do Jalapão, no Tocantins, conheceu a história de uma arara-canindé que sofrera maus-tratos. Curada, não se distanciava do cuidador que a resgatou.

De outras viagens, destaca a vez em que presenciou o voo de centenas de irerês, espécie de marreco, durante uma passagem pela Amazônia.

Porém, o seu destino preferido é o Pantanal, região que sempre visitava nas férias. "Sem querer, fotografava todos os cenários e animais na minha cabeça", brinca.

Um de seus livros, "A riqueza de um vale", sobre o Vale do Paraíba, recebeu um prêmio Jabuti em 2012. Hoje, o fotógrafo atualiza boa parte de suas viagens por meio de seu perfil no Instagram.


Endereço da página:

Links no texto: