Folha de S. Paulo


Veja como aproveitar bem uma escala longa

Lars Leetaru/The New York Times

Muitos passageiros veem as escalas em suas viagens aéreas como uma inconveniência, no entanto, para Jaclyn Sienna India, proprietária da Sienna Charles, uma agência de viagens de Nova York, elas são uma oportunidade de descobrir mais sobre os lugares de parada de seus voos.

"Tento fazer do lugar onde preciso mudar de avião uma parte de minhas férias", ela disse. "Muitas vezes, essas paradas acessórias terminam sendo tão empolgantes quanto o destino final."

Abaixo, os conselhos de India sobre como ter uma escala memorável.

*

Planeje suas escalas
Tenha férias mais diversificadas ao escolher uma escala que contraste com o destino para onde você está viajando. Se você está a caminho de um descanso na praia nas Ilhas Maldivas, por exemplo, pense em fazer uma parada em Dubai, para uma escapada urbana, ou pare em Dallas ou Chicago se o destino de sua viagem é esquiar em Jackson Hole ou Aspen.

Também é possível planejar uma escala na viagem de retorno e, se o tempo permitir, você pode realizar paradas em locais diferentes na ida e na volta. Jaclyn India muitas vezes inclui escalas distintas quando está planejando itinerários para seus clientes e disse que às vezes é preciso mexer nas combinações de voos para fazer dar certo –mas é uma manobra possível.

Volte aos destinos favoritos
India sugere aos viajantes realizar escalas em locais que gostaram de visitar e que, com experiências específicas, deem um toque especial a suas viagens. Pode ser uma refeição em um restaurante predileto em Paris ou uma visita a uma exposição de arte em Londres. A especialista diz que, pessoalmente, gosta de parar em Reykjavik, na Islândia, a caminho da Europa, para relaxar no spa Blue Lagoon. "Ir ao Blue Lagoon é uma das minhas coisas preferidas e encaixar uma visita curta a ele no meio de outra viagem faz com que a experiência toda melhore", disse.

Escalas de um dia de duração também funcionam
Se você tem menos de um dia para matar entre voos, ainda assim pode ter uma escala fantástica, diz India. Em uma recente parada de dez horas em Helsinki, por exemplo, ela realizou uma excursão com guia pela cidade, que ela havia organizado com antecedência. "Pude ter uma ideia geral sobre Helsinki em algumas horas e comi uma refeição deliciosa em um dos restaurantes populares da cidade." Outras possibilidades incluem museus, compras e uma corrida ou passeio de bicicleta em um parque com vista agradável.

Faça paradas acessíveis
Sua escala não precisa ser cara. Algumas companhias aéreas permitem paradas gratuitas –às vezes com restrição de tempo– e por isso a inclusão de um novo destino não levará sua viagem a ter preço superior ao da passagem original (a British Airways, por exemplo, permite paradas gratuitas aos passageiros que comprem passagens flexíveis). Algumas poucas empresas, como a Singapore Airlines e a Emirates, realizam promoções ocasionais de escalas, para promover as cidades em que estão sediadas.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: