Folha de S. Paulo


Após ser destruído por tornado, museu das Missões é reaberto no RS

Considerado parte do patrimônio histórico e arqueológico do Brasil, o museu das Missões, que fica no sítio arqueológico de São Miguel das Missões (RS), será reaberto hoje (29).

O prédio, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e inaugurado em 1940, foi destruído após a passagem de um tornado na região, em abril de 2016.

A ocupação dos jesuítas ficou conhecida como Sete Povos das Missões, e começou no século 17. Foram os primeiros vilarejos do atual Rio Grande do Sul: São Francisco de Borja, de São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio.

O abandono da cidade acontece com a guerra Guarani, por volta de 1750, quando os indígenas se recusaram a sair da região das Missões. Os jesuítas, por terem apoiado parcialmente a revolta, acabaram sendo expulsos do Brasil.

O museu abriga esculturas sacras que foram recuperadas durante as escavações no sítio. Em 1938, as ruínas foram tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Somente em 1983 foram reconhecidas como Patrimônio Mundial Cultural da Unesco.

Com o tornado, boa parte do acervo foi danificada. Ele é administrado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que ainda trabalha na restauração das peças.

As obras de recuperação das estruturas do museu e da Sacristia Velha, a igreja no centro do sítio, foram conduzidas pelo Iphan, com investimento de cerca de R$ 1,7 milhão.

Agora, uma ala será dedicada especialmente à lembrança da ocasião. Nela, os visitantes poderão ver como o tornado afetou o sítio e acompanhar o processo de restauração.

A entrada para o sítio, que inclui visita ao museu, custa R$ 5. Mais informações estão no site do museu.


Endereço da página:

Links no texto: