Folha de S. Paulo


Jornalista dispensa máquinas digitais para retratar Japão de forma analógica

O jornalista da Folha Ricardo Ampudia, 33, sempre quis conhecer o Japão e conseguiu realizar o desejo em abril deste ano, junto com sua namorada, descendente de japoneses que queria voltar às origens.

Eles passaram um mês no país, em um roteiro fora do convencional. "Todo mundo vai pra Tóquio, Osaka e Kyoto, mas nós também fomos para o norte do país, para cidades rurais, para os alpes e para Sendai, cidade afetada pelo tsunami", diz.

O resultado foi conhecer um Japão que ele não sabia que existia. "Achava que todo lugar era muito consumista e cheio de gente, mas nesse interior rural as pessoas vivem outro tipo de vida, com conexão com a terra."

A pacata vida rural não significa que as comunidades sejam isoladas. Ampudia conta que mesmo nesses locais a tecnologia está muito presente, até nos banheiros, "cheios de botões".

"É uma terra com muitos contrastes, você sai de uma cidade de trem e 10 minutos depois vê vilas rurais", diz.

O contraste também estava presente em Nikko, na província de Tochigi, "que parece ter parado nos anos 1990, onde tudo é meio velho", conta Ampudia. Mas basta atravessar um rio para encontrar mais de cem santuários e templos espalhados pela floresta. O local é patrimônio mundial da Unesco.

À MODA ANTIGA

Para registrar a viagem, ele e a namorada aproveitaram o amor pela fotografia –e os preços baixos de filmes analógicos no Japão, terra de gigantes do segmento– para deixar as câmeras digitais de lado.

Tiraram todas as fotos com filmes. Foram 25 ao total, com 36 poses cada. "Gosto de usar filme porque você tira uma foto daquele lugar incrível e não sabe se deu certo, se ficou boa. E também tem o grão, aquele chiado nas fotos", explica.

Confira as fotos da viagem na galeria acima.

Veja outras edições do álbum de viagem

Portugal em fotos de drone e celular, por Ricky Arruda
Nova Zelândia diversa, por Paulo del Valle
Floresta em infravermelho, por Antonio Saggese
As cachoeiras da chapada dos Veadeiros
Califórnia em diferentes ângulos
Dez anos de viagens, por Druso Frota
Road trip pelos EUA, por Maurício Thomsen
Vilarejo na Noruega, por Wilson Roberto Santos
Cotidiano na China, por Toni Pires


Endereço da página:

Links no texto: