Folha de S. Paulo


Amigos percorrem 24 mil quilômetros pelo Brasil de carro; veja fotos

Os cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra (RS) foram a segunda parada dos amigos Otávio Lino e Marcio Sanches, 34, durante uma viagem de oito meses pelo Brasil, entre 2014 e 2015.

Para os deslocamentos, nada de avião. Todos os 24 mil quilômetros foram percorridos com um Chevrolet Caravan 1976, comprado e adaptado para a empreitada.

Foram dois anos e meio de planejamento até pegar a estrada. "O objetivo era conhecer o Brasil e mostrar para as pessoas um país que a gente mesmo não conhece", diz Lino. A aventura rendeu um site e vai virar um documentário.

Os lugares superaram as expectativas da dupla. "A Amazônia foi muito impactante para nós, não imaginava que fosse tão imensa e bonita", conta Lino.

Porém, o que mais marcou a viagem foram as pessoas que encontraram. "Eu já esperava pelos lugares, mas não pelas pessoas. Foi o nosso maior aprendizado", diz. E ele acredita que a velha Caravan ajudou nisso. "Se a gente tivesse chegado com um carrão, não seria tão bem tratado."

A dupla escolheu lugares de todas as regiões brasileiras, com diferentes paisagens e tradições. Vale do Ribeira (SP), Pantanal (MT), floresta amazônica, Lençóis Maranhenses (MA) e sertão nordestino foram algumas das outras 11 paradas.

Veja outras edições do álbum de viagem

Nova Zelândia diversa, por Paulo del Valle
Floresta em infravermelho, por Antonio Saggese
As cachoeiras da chapada dos Veadeiros
Califórnia em diferentes ângulos
Dez anos de viagens, por Druso Frota
Road trip pelos EUA, por Maurício Thomsen
Vilarejo na Noruega, por Wilson Roberto Santos
Cotidiano na China, por Toni Pires
Baleias em Abrolhos, por Marco Terranova


Endereço da página:

Links no texto: