Folha de S. Paulo


Livro de ilustradores poloneses traz mapas com curiosidades ilustradas

O casal de ilustradores poloneses Aleksandra e Daniel Mizielinsky, 35, criou a própria volta ao mundo em 55 mapas no livro "Mapas" (Martins Fontes, 110 pp., R$ 99,90).

Foram feitas 4.000 ilustrações para representar o que cada região oferece de mais interessante –seja um monumento, produto ou um animal nativo. "Somos fascinados por mapas e como eles explicam o mundo", disse o casal por e-mail.

Para isso, usaram como base relatos de viajantes e moradores, além das memórias das próprias andanças. "Queríamos representar elementos que deixassem os nativos orgulhosos de suas origens", contam.

Mapas
Aleksandra Mizielinska, Daniel Mizielinski
l
Comprar

Estão representados seis continentes e 46 países. As primeiras ilustrações foram da Polônia, seguidas pelos Estados Unidos e Japão, dois dos países preferidos do casal para as férias.

O critério para eleger os países ilustrados foi a curiosidade da dupla em conhecê-los. Como exemplo, o Nepal: "Descobrimos aspectos fascinantes da cultura local, e inclusive histórias de aventureiros que passaram pelo Himalaia", explicam.

Os dois se conheceram durante a graduação na Academia de Belas Artes de Varsóvia. Desde então, se tornaram parceiros na carreira, produzindo todos os livros juntos, e no casamento.


Endereço da página:

Links no texto: