Folha de S. Paulo


Escaneamento facial e robôs integram aeroportos do futuro

Davi Ribeiro/Folhapress
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 25-09-2014: Desmontração para imprensa de equipamento chamado e-gate, que permite brasileiro, que tenha passaporte com chip, fazer sozinho a entrada e a saída do país, no aeroporto Internacional de Guarulhos, no bairro de Cumbica (SP). (Foto: Davi Ribeiro/Folhapress COTIDIANO)
Desmontração de e-gate, que faz verificação automática do passaporte, no aeroporto de Guarulhos

Nos aeroportos do futuro, robôs recolhem as bagagens, enquanto os passageiros esperam para se submeter ao escaneamento facial passar por controles automatizados.

Essas inovações poderiam se tornar realidade com o desenvolvimento de novas tecnologias e transformar as filas de espera dos terminais em momentos mais agradáveis.

A zona da Ásia-Pacífico lidera as inovações, e o Oriente Médio vem logo atrás. Muitos aeroportos tentam atrair o número crescente de passageiros que escolhem por onde transitar em seus deslocamentos.

"Essas regiões são os dois focos principais porque competem para ser os aeroportos centrais do mundo", afirma Seth Young, da Universidade de Ohio (EUA). Por enquanto, os Estados Unidos e a Europa estão atrás na criação de novas tecnologias.

O aeroporto de Changi, em Cingapura, prevê introduzir a tecnologia de reconhecimento facial automático em um novo terminal que abrirá antes do final do ano.

Os passageiros têm o rosto escaneado quando despacham a bagagem e posteriormente, o que deverá permitir que passem rapidamente pelo controle de segurança e imigração.

A Austrália anunciou um investimento milionário em tecnologia de reconhecimento facial para introduzi-la nos aeroportos, e o Dubai Airports está planejando a mesma coisa.

Os robôs ganham espaço em aeroportos internacionais como o de Incheon, em Seul, onde se dedicam a tarefas de transporte de bagagem e de limpeza. No novo terminal de Cingapura eles também farão a limpeza, mas vestidos como mordomos.

Alguns avanços já são utilizados há algum tempo, como o despacho de bagagens e a impressão de cartões de embarque em casa.

Alguns aeroportos introduzem o despacho de bagagens em autosserviço: o passageiro escaneia o cartão de embarque e depois coloca as malas em uma esteira transportadora.


Endereço da página:

Links no texto: