Folha de S. Paulo


Jovens músicos de Cabo Verde seguem os passos de Cesária Évora

"Eu adoro sertanejo. Amo Zezé Di Camargo e Daniel." São essas as referências que Assol Garcia, 28, cantora de Cabo Verde, tem sobre o Brasil. Ela faz parte de uma nova geração de cantoras que segue os passos de Cesária Évora, ícone da música local morta em 2011.

As novas artistas entoam canções que falam sobre seu país e seu povo. São coladeiras, mornas e funanás, ritmos tradicionais tocados no arquipélago.

A cantora Lura, 42, que desde os anos 1990 é conhecida pelo público, diz que os trabalhos de Alcione, Elba Ramalho, Caetano Veloso, Chico Buarque e Elis Regina "são passagem obrigatória" para um músico. Em relação ao Brasil, dispara: "Não conheço, mas adoro".

Cantora Lura

Para entender um pouco da música feita no país vale a pena ouvir a voz de Carmem Souza em "My Favourite Things", do álbum Kachupada. Ou Mayra Andrade e sua "Ilha de Santiago".

Outra artista nova é Elida Almeida, que canta "Mar Sagrado". Tudo está acessível no YouTube.

Na ala masculina, um dos nomes mais tocados atualmente é o do DJodje, cujo estilo se aproxima do pop romântico. Outros sucessos locais são Bana, Ildo Lobo, Tito Paris e Os Tubarões.

Nas ruas de Mindelo, principal cidade de São Vicente, terra natal de Cesária, há shows nas ruas de paralelepípedos, entre bares e casas noturnas. Ali, famílias balançam os corpos ao som dos ritmos tradicionais.

Olhando mais além, há um morro iluminado que lembra o carioca Vidigal, de onde emana o som do hip-hop.

Ali, questões políticas e sociais são exploradas pela voz de Ricardo Lopes, 27, rapper, dançarino e um dos fundadores do Alaim (Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo), de onde saem profissionais como atores, músicos e bailarinos, que ajudam a manter viva a vocação artística do lugar.

Rapper Ricardo Lopes

*

Conheça ritmos de Cabo Verde

MORNA
Gênero musical que aborda principalmente temas sentimentais, como a saudade, com letras que podem falar do mar e da volta dos cabo-verdianos do exterior. A principal representante é Cesária Évora, referência musical de Cabo Verde e que até hoje inspira artistas locais. As letras das mornas são cantadas quase que exclusivamente em crioulo, língua que é derivada do português.

FUNANÁ
Está muito relacionado com a dança e geralmente retrata mais o dia a dia do país, sobretudo com temas políticos, de costumes e com uso de ditados populares. Tem seu representante no grupo Bulimundo.

COLADEIRA
É o oposto da morna e surge para alegrar e satirizar a sociedade, com um ritmo vibrante. Muitos veem um paralelo com o samba.

Ciranda no mar

Onde fica Cabo Verde


Endereço da página:

Links no texto: