Folha de S. Paulo


Bairro de 'Despacito' vira atração turística na capital de Porto Rico

O bairro La Perla, em San Juan –capital de Porto Rico–, era conhecido por ser perigoso e pouco frequentado por estrangeiros. Depois de ser cenário do clipe de "Despacito", de Luis Fonsi e Daddy Yankee, que tem mais de 2,9 bilhões de visualizações no YouTube, virou ponto turístico.

O sucesso fez com que visitantes quisessem conhecer as ruas coloridas do lugar. "Vim pelo vídeo. Tirei fotos e até dancei", diz a americana Jennifer Adams, 28.

O diretor do vídeo, Carlos Pérez, conta que Luis Fonsi e Daddy Yankee "tinham uma visão bem clara do que queriam" e que as palavras-chave eram cultura, sensualidade, cor e dança. "O que nós fizemos foi filmar em um bairro que apresentava as características que queríamos mostrar."

Porém, para Pérez a evolução de La Perla, bairro com 1.600 habitantes e uma das áreas mais pobres de San Juan, nasceu e aconteceu ali mesmo.

Neste ano, a comunidade instalou uma padaria comunitária, fez hortas e pintou 402 casas de cores vivas.

Os esforços da vizinhança para melhorar a região são independentes de "Despacito", mas o sucesso da canção é uma coincidência que "caiu do céu", diz Yashira Gómez, presidenta da Junta Comunitária de La Perla.

EM ALTA

A ocupação hoteleira do país aumentou quase 9% em maio, em relação a 2016 –mas é cedo para creditar o crescimento ao efeito "Despacito".

De qualquer forma, a música melhorou o reconhecimento da marca Porto Rico. Marwan Badran, diretor geral da Hotéis.com para a América Latina, afirma que as buscas por diárias na ilha aumentaram 45% neste ano.


Endereço da página:

Links no texto: