Folha de S. Paulo


Principal risco da Islândia é o clima, diz fotógrafa

No fim do verão islandês de 2014, a fotógrafa brasileira Renata Mello, 49, encarou a Ring Road inteira, estrada que dá a volta na Islândia. O trajeto, com cerca de 1.300 quilômetros, passa pela capital, Reykjavík, mas também por lugares curiosos, como a área usada para filmagens da série de televisão "Game of Thrones" em Vík í Mýrdal, no sul do país.

"A paisagem é arrebatadora do início ao fim", diz Melo. "As praias e as montanhas são exuberantes; tudo muito inusitado para quem é de um país tropical como o nosso", diz ela.

O começo de outubro, segundo Mello, é uma boa época para conhecer a Islândia. Os preços caem um pouco em relação ao meio do verão, quando o país recebe mais turistas.

Lugares na Islândia

A temperatura fica entre 10°C e 15°C durante o dia, mas cai durante a noite. "O país não tem violência, porém o perigo está nas condições climáticas", diz ela, que chegou a ficar presa em uma fazenda na cidade de Hof, no sul da ilha, durante uma tempestade.

A fotógrafa alerta que o clima deve ser checado o tempo todo em uma viagem de carro. "Olhava a previsão do tempo para ir até na esquina."

Mesmo assim, o país agradou. "Se eu pudesse, voltaria todos os anos", afirma Mello.


Endereço da página:

Links no texto: