Folha de S. Paulo


5 lugares para voar de balão no Brasil

As possibilidades de voar de balão no Brasil vão além da famosa Boituva, no interior de São Paulo.

Confira abaixo uma lista de cinco lugares onde é possível contratar o passeio e sair voando por aí.

RIO BRANCO (AC)
Do alto, dá para observar pedaços da floresta amazônica e geoglifos, figuras geométricas feitas na terra por povos que viveram ali há cerca de mil anos

TORRES (RS)
Entre abril e maio, a cidade litorânea recebe o Festival Internacional de Balonismo que, neste ano, recebeu com 42 balões competitivos e quatro especiais, como o do Cristo Redentor

BOITUVA (SP)
A 121 quilômetros da capital paulista, é o principal polo de balonismo do Estado. Os passeios sobrevoam campos, rios e fazendas da região, que tem ventos constantes

BONITO (PE)
No agreste, o destino é conhecido pelas matas e cachoeiras. Realizado de setembro a maio, o voo decola do centro e passa sobre serras, fazendas e barragens

SÃO LOURENÇO (MG)
O balão sai do parque das Águas, no centro da cidade, passa por cima de prédios, até chegar à zona rural, de onde é possível admirar o relevo da serra da Mantiqueira

*

Itália recebe número recorde de banhistas durante o verão

O número de turistas que visitou a Europa nos primeiros quatro meses de 2017 foi 6% maior do que no mesmo período do ano passado, segundo a Organização Mundial do Turismo.

"Voltou a confiança em alguns destinos afetados por incidentes de segurança", disse Taleb Rifai, secretário-geral da organização, em comunicado. A melhora se deve principalmente ao sul da Europa, que recebeu 9% a mais de visitantes.

Na Itália, o número de turistas no litoral é recorde. Segundo entidade do setor de serviços, mais de 1 milhão de banhistas vão às praias do país por dia durante julho. Até o fim do mês, 77,5 milhões de pessoas deverão ter passado pelo litoral italiano neste verão.

*

EUA encerram veto a laptops e tablets em voos do Oriente Médio

Laptops e tablets voltaram a ser permitidos a bordo de todos os voos comerciais com destino aos EUA, informou a autoridade americana de segurança dos transportes, nesta segunda-feira (17).

A companhia Saudi Arabian Airlines era a última ainda impedida de voar com os eletrônicos a bordo.

A medida tinha sido imposta em março pelo governo do país sob a alegação de que isso reduziria o risco de explosivos. Na época, passageiros de nove companhias, a maioria do Oriente Médio, foram obrigados a despachar os seus bens.

Para aumentar a fiscalização sobre os aparelhos, no mês passado os EUA anunciaram medidas que devem ser aplicadas a todos os voos comerciais.

*

Visão Gringa

Divulgação
Eduardo Bastos, diretor do hotel Copacabana Palace
Eduardo Bastos, diretor do hotel Copacabana Palace

Búzios (RJ) é um dos destinos preferidos do português Eduardo Bastos, 32, que vive há dois anos e meio no Brasil. "Lembra o Algarve, no sul do meu país." Diretor de alimentos e bebidas do hotel Copacabana Palace, ele indica lugares da cidade:

Praia Brava
"Pequena e isolada, reúne uma galera mais jovem e animada, como nas praias de Ibiza, na Espanha. O bacana lá é aproveitar a música e beber drinques no Rocka Beach Lounge".

Praia da Ferradurinha
"É um local paradisíaco e familiar, ideal para quem quer descansar ou fazer uma viagem romântica. Também é pequena e menos movimentada, frequentada por quem tem casa por ali".

Rua das Pedras
"Para comer peixes e mariscos, o melhor lugar é o Bar do Zé. Além da comida, tem uma vista boa para o mar. Se a ideia for comer algo mais rápido, recomendo a casa de crepes Chez Michou".

Praia de Geribá
"Tem tudo. Dá para ficar só por ali. O público é mais jovem e há várias atividades, como surfe e windsurfe. A faixa de areia é grande, com espaço suficiente para ficar mais próximo ou mais afastado das outras pessoas".

*

Lançamento

Divulgação

O novo guia da série Lonely Planet traz uma seleção de melhores roteiros e locais para visitar no país por categorias como lugares para caminhar, para levar crianças ou para conhecer a história japonesa. Há também um guia de sobrevivência com dicas para viajantes LGBT, mulheres e pessoas com necessidades especiais.

DESCUBRA O JAPÃO
Autor Chris Rowthorn e outros
Editora Globo Livros
Quanto R$ 69,90


Endereço da página:

Links no texto: