Folha de S. Paulo


Com alta concorrência, aéreas aumentam oferta de comida saborosa

Divulgação
Menu criado pela escola de gastronomia Lenôtre, de Paris, para voos da Air France ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Menu criado pela escola de gastronomia Lenôtre, de Paris, para voos da Air France

Será que é mesmo possível esperar uma boa refeição a bordo em longas viagens na classe econômica?

Em algumas companhias de aviação, a resposta a essa pergunta agora talvez seja "sim". Essas empresas decidiram oferecer comida melhor aos passageiros de classe econômica nos voos de longa duração e, em alguns casos, a melhora de qualidade chega às bebidas alcoólicas.

"A concorrência vem crescendo, e ter comida saborosa é um gesto memorável que faz muito em termos de criar uma base fiel de clientes", afirma Paul Tumpowsky, cofundador e presidente-executivo da Skylark, uma agência de viagens em Nova York.

Abaixo, seis companhias aéreas que estão tentando fazer de suas refeições em classe econômica uma experiência menos média.

*

Singapore Airlines
Servir porções generosas de comida suntuosa e repleta de sabor aos passageiros de classe econômica é uma prioridade para essa empresa asiática. Além de duas escolhas de entradas, há um cardápio adicional, definido como "deliciosamente orgânico", com pratos saudáveis como ratatouille com quinoa e grão de bico, acompanhado por peixe cozido no vapor ao estilo oriental. Quem quiser beber, tem acesso a bebidas de primeira linha.

EVA Air
Carne de porco frita no wok, acompanhada por vodca Smirnoff, para o jantar? Ou chocos em um molho de cinco especiarias acompanhado por um gim Bombay Sapphire? Para os passageiros de classe econômica da linha aérea taiwanesa, essas são duas entre muitas opções de comida e bebida. As seleções sempre incluem uma entrada em estilo ocidental e enfatizam ingredientes sazonais.
Nos feriados taiwaneses importantes, os passageiros podem experimentar pratos tradicionais como frango e legumes refogados, acompanhados por arroz com ovo, no período do Ano Novo chinês.

Air France
Para os franceses, comida e vinho finos são um dos maiores prazeres e, segundo Ghislaine Van Branteghem, gerente do departamento de alimentação da Air France para voos longos, a companhia deseja estender essa filosofia ao céu. As refeições começam por um aperitivo de champanhe com biscoitos, e as entradas em geral incluem fatia de queijo camembert. Em algumas rotas é servido sorvete e há a opção de comprar antecipadamente menus especiais (de € 12 a € 28). Quando o avião sai de Paris, é possível encomendar o prato preparado pelo chef Jean Imbert, vencedor do programa de TV "Top Chef" francês em 2012, que defende a pesca sustentável e destaca produtores franceses locais.

Swiss
A companhia suíça de aviação se orgulha em servir aos passageiros de classe econômica alimentos e bebidas típicos, entre os quais barras de chocolate, cervejas e vinhos suíços. Nos voos que partem da Suíça, a empresa colabora com o Hiltl, um renomado restaurante vegetariano de Zurique, para oferecer refeições sem carne, como um curry de legumes tailandês massaman.

Turkish Airlines
Comida turca autêntica, preparada diariamente do zero, está disponível para os passageiros de classe econômica dessa companhia de aviação sediada em Istambul. Azeite de oliva e manteiga turcos, acompanhados por uma especiaria turca diferente a cada mês, acompanham todos os pães, e as seleções de prato principal podem incluir shish kebabs e berinjelas recheadas com carne moída. Doces como o sultac (pudim de arroz turco) e chá turco feito na hora coroam todas as refeições.

Delta Air Lines
A empresa agora oferece refeições grátis em uma dúzia de suas rotas mais longas nos Estados Unidos. Os passageiros recebem cardápios com três escolhas para café da manhã e almoço, como um prato de frutas e queijo e um sanduíche vegetariano em pão orgânico. O próximo passo para a companhia será um programa culinário mais atraente nas rotas internacionais, que pode incluir parcerias com chefs famosos.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página: