Folha de S. Paulo


País de Gales tem cenário ideal para pedaladas e esportes ao ar livre

Se contar para alguém que pretende passar alguns dias de férias no País de Gales, é provável que o interlocutor estranhe. E ache ainda mais esquisito se ele mesmo for cidadão do Reino Unido. Gales é o patinho feio da região, considerado menos atraente que seus "irmãos", Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Por isso mesmo, quanto menor a expectativa, maior a agradável surpresa.

É o tipo de viagem que se alinha ao perfil de diversos tipos de viajantes, entre amigos, família com filhos ou casal em lua de mel. Em menos de uma semana dá para rodar boa parte do país, conhecer atrações e ir embora sem a sensação de que fez tudo correndo e não viu nada.

Em 2016, Gales celebrou o ano da aventura. Pois é, quem diria? Aqui vão sugestões de atividades em paisagens deslumbrantes, com bons restaurantes e hotéis para lá de charmosos.

A melhor época para a viagem é o verão, mas nem durante esse período as temperaturas são muito elevadas. Chove muito, mas também há dias seguidos de sol, como na semana da nossa viagem.

Depois de um voo entre Rio e Londres, é preciso mais um trecho até Manchester, no noroeste da Inglaterra, onde começa nossa aventura, com um bom banho, uma refeição espetacular e uma noite de sono no Gotham, que pertence a uma rede de hotéis de luxo. É um daqueles lugares de que você passa a gostar instantaneamente.

Todas as distâncias em Gales são relativamente curtas. Você pode começar seu dia numa cidade, fazer atividades ao longo do caminho e passar a noite já em outro lugar para mais aventura no dia seguinte. Portanto, pense numa mala prática, com roupas esportivas, tênis, um bom casaco –mesmo no verão.

Saindo de Manchester pela manhã, seguimos em direção ao País de Gales, numa viagem de uma hora e 45 minutos de carro. Nosso destino era Conwy, cidade na costa norte, que abriga o castelo do mesmo nome, Patrimônio Mundial da Humanidade. Mesmo que você não seja muito fã de castelos, e eu não sou, esse vale a pena.

Tem duas dezenas de torres, pontes e está praticamente intacto, apesar de seus mais de 700 anos –com vista para um estuário, gaivotas e o silêncio típico de pequenas cidades à beira-mar. Impossível não aceitar o convite para uma bela cerveja num dos poucos pubs locais.

A parada seguinte é o Parque Nacional Snowdonia, que abriga um parque de surf, o Surf Snowdonia, com ondas que chegam a dois metros de altura. No Rio de Janeiro é difícil ver ondas tão perfeitas como aquelas. Há aulas em grupo, com professores qualificados e roupas de borracha para enfrentar a água fria mesmo em dias de sol.

Tem também um belo café com vista panorâmica para quem cansou de levar caldos ou nem quis se arriscar no esporte. É divertido, mesmo para quem nunca chegou perto de uma prancha na vida.

A oferta de hotéis é grande, mas esses destinos são bastante procurados no verão. Melhor deixar a aventura para as atividades e garantir a estadia em locais de fácil acesso aos passeios. Perto do parque de surf, o ideal é se hospedar em Betws-y-Coed, o vilarejo principal do Parque Nacional, uma região deslumbrante de montanhas, vales, corredeiras e florestas.

No dia seguinte, a 20 minutos de Betws-y-Coed, uma das mais novas atrações da região é o Zip World Titan, com três tirolesas que propiciam vista gloriosa da região montanhosa. Dá frio na barriga por causa da altura e da velocidade, mas a beleza compensa o medinho inicial.

Com duração de cerca de uma hora, há também um passeio de bicicleta pela montanha. Todo mundo consegue aproveitar porque há trilhas perfeitas até mesmo para os mais sedentários, e elas são belíssimas.

COMIDAS E COMPRAS

Aproveite a viagem para se deliciar com a gastronomia galesa, que vai muito além do famoso fish'n'chips, ainda que seja ótima ideia experimentá-lo pelo menos uma vez durante a estadia.

Pratos com frutos do mar e carnes são presença constante nos cardápios dos restaurantes mais populares aos mais sofisticados.

Na estrada galesa que leva a Conwy, há uma ótima opção para um lanche rápido, no Bodnant Welsh Food Centre (bodnant-welshfood.co.uk), um centro que reúne produtores locais e apaixonados por comida.

É possível fazer visitas que durem algumas horas ou um dia inteiro ou mesmo optar por uma estadia que inclua hospedagem e se deliciar com os mais variados tipos de alimento -carnes produzidas por criadores locais, queijos e sorvetes feitos com leite recém-tirado da vaca, pães, bolos e tortas artesanais. Numa parada mais rápida, apenas experimente uma das tortas premiadas ou sanduíches recheados com uma variedade enorme de queijos galeses.

O dia pode terminar a duas horas dali, em Aberystwyth, que significa "foz do rio Ystwyth", coroado por um pôr do sol. Fico feliz de poder contar tudo isso num texto, porque, como você pode perceber, alguns nomes de cidades em Gales são complicados de pronunciar. Imagine depois de uma bela cerveja?

E essa pequena cidade no oeste do país tem uma vista linda do mar, um píer daqueles que a gente vê em filmes, gaivotas e universitários corajosos, jovens o suficiente para entrar na água gelada.

Uma dica de hotel a dez minutos de Aberystwyth é o Nanteos Mansion, uma construção do século 18, perfeita para o cenário de uma comédia romântica inglesa.

O brasileiro já deve estar pensando, mas cadê as lojas dessa viagem? Calma.

A capital de Gales, Cardiff, é uma cidade portuária, charmosa e encantadora, com seus parques, passeios de barco, castelos, vida cultural agitada, galerias de lojas, restaurantes e pubs.

Se não tiver mais muito tempo, vá direto para o Mermaid Quay, um distrito comercial à beira da baía de Cardiff, repleta de bares, restaurantes, cafés e lojas. Depois de tanta aventura, terminar a viagem com algumas comprinhas não faz mal a ninguém.

Gales pode ser para seus vizinhos mais esnobes o patinho feio, mas vai se revelando um belo cisne para quem tem o olhar mais apurado.

A jornalista viajou a convite do VisitBritain


Endereço da página:

Links no texto: