Folha de S. Paulo


Fotógrafo registra 'fábrica de icebergs' na Groenlândia; veja ensaio

A cidade de Ilulissat, na Groenlândia, e suas geleiras azuladas foram tema de um ensaio realizado pelo fotógrafo mineiro Érico Hiller, 40. "O lugar é uma das maiores 'fábricas' de icebergs do mundo. Segundo especialistas, foi de lá que saiu o que bateu no Titanic", diz ele.

Durante as duas semanas em que ficou no país, no mês de junho, Hiller não viu o anoitecer. A explicação está no fenômeno conhecido como "Sol da meia-noite", em que o astro pode ser visto o dia inteiro. "É preciso tomar muito cuidado, senão você não dorme", conta ele.

Essa não foi a única experiência inusitada de Hiller durante a viagem. Ele também assistiu de perto ao degelo de calotas polares e até acampou sobre um manto de gelo, sob uma temperatura de cerca de dez graus. E o fotógrafo não escapou de provar carne de baleia, prato típico da região.

Chegar até o destino, contudo, não foi fácil: foram necessários quatro voos, com escala em Londres, Dinamarca e na cidade de Kangerlussuaq, na Groenlândia. Mas os percalços valeram a pena, segundo ele. "É um lugar pitoresco e muito bem preparado para receber turistas", afirma.

*

Veja outras edições do Álbum de Viagem:

Conheça as cores e os sabores de Belém do Pará em ensaio fotográfico
Israel e Jordânia, por Thays Bittar
Astrofotógrafo registra céus pelo mundo
Fotógrafo registra paisagem 'alienígena' do Atacama
Castelos da França, por Fernando Bianchi
Cidade de Uyuni, na Bolívia, por Johnson Barros
Viña del Mar, por Alexandre Moreira
Parques nacionais do Brasil, por Príamo Melo
Animais da África, por Ana Zinger
Praias do Ceará, por Marco Ankosqui


Endereço da página:

Links no texto: