Folha de S. Paulo


Conheça 5 passeios no Porto, escolhido melhor destino europeu de 2017

A cidade do Porto, em Portugal, confirmou o bom momento de seu turismo –só no ano passado, a cidade foi visitada por 1,6 milhão de pessoas, segundo dados oficiais. O destino desbancou cidades como Paris, Amsterdã e Londres e foi eleito o melhor destino europeu de 2017.

"O Porto é excepcional de várias maneiras", diz a organização de promoção do turismo na Europa, que realiza o prêmio. O vencedor é escolhido por viajantes de 174 países.

Maior cidade do norte de Portugal e coração industrial do país, o Porto foi profundamente afetado pela crise que devastou a economia portuguesa em 2010 e 2011. O investimento no turismo fez com que hoje o setor seja um dos principais polos de geração de renda no município.

Com um centro histórico relativamente compacto, é possível explorar bem cidade a pé. O metrô também tem uma boa cobertura dos principais pontos de interesse turístico, incluindo uma estação dentro do aeroporto.

Confira abaixo uma seleção do que fazer na cidade.

*

1. Visitar a Estação de São Bento

A Estação de São Bento é um bom ponto de partida. Construída no início do século 20, ela tem em seu interior cerca de 20 mil azulejos decorados. Pintados pelo artista luso Jorge Colaço, os desenhos ilustram momentos marcantes da história de Portugal e também a evolução dos transportes no país.

-

2. Andar de elétrico

Bem pertinho da estação é possível embarcar em um dos símbolos da cidade, o bondinho (ou eléctrico, em português de Portugal). Os primeiros carros linha começaram a circular em 1872, e hoje há três linhas que circulam pela cidade.

A linha 22 –também conhecida como linha da Baixa– passa pelos principais pontos do centro histórico. Para quem quer ter uma vista privilegiada, o rio Douro, a linha 1 tem quase todo o percurso à beira do Rio.

-

3. Ir à 'livraria do Harry Potter'

Com sua imponente escadaria vermelha e seus amplos vitrais, a Livraria Lello & Irmão é figurinha fácil na listas de livrarias mais bonitas do mundo. Inaugurada em 1906, a loja já era um ícone da cidade, mas ganhou ainda mais projeção quando começou a ser associada à saga "Harry Potter".

A escritora britânica J. K. Rowling, autora dos livros, morou no Porto e costumava visitar o espaço, que inspirou parte da concepção do visual da biblioteca de Hogwarts. Por isso, muitos dos fãs da história aproveitam para circular caracterizados pela loja.

-

4. Fazer um cruzeiro no Douro

Navegar pelas águas do rio Douro é uma boa oportunidade para ver a bela arquitetura da cidade e ter um pouco da dimensão de sua importância histórica, já que era a principal rota de escoamento do vinho do Porto.

Há muitas opções de passeios, em geral a partir dos € 16 (R$ 53). Um dos mais populares é o "cruzeiro das seis pontes", oferecido por várias empresas. Com uma hora de duração, ele cobre os principais pontos à margem do rio e ainda oferece uma vista privilegiada da ponte Luis 1º (conhecida como d. Luis), concebida pelo engenheiro Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel.

-

5. Visitar as caves do vinho do Porto

A menos de cinco minutos de caminhada do Porto, do outro lado do Douro, fica Vila Nova de Gaia. É nesta margem que estão as famosas caves do vinho do Porto, onde a bebida ficava (e em muitos casos ainda fica) armazenada em barris.

Há várias delas bem em frente ao rio. O passeio inclui visitar o complexo e, no final, dá direito a degustar a bebida.


Endereço da página:

Links no texto: