Folha de S. Paulo


Conheça sete destinos tradicionais para pular Carnaval na Europa

Se engana quem pensa que só o Brasil sabe fazer Carnaval. Na Europa, não tem calorão nem escola de samba, mas dá para curtir a folia de rua com gente fantasiada, bandas musicais, desfiles de carros alegóricos e muita animação.

Algumas dessas festas têm séculos de história, como o Carnaval de Veneza, famoso pelas máscaras, e o de Blinche, na Bélgica, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Veja sete atrações tradicionais para cair na folia no velho continente.

*

VENEZA, ITÁLIA

É um dos mais famosos e antigos Carnavais do mundo: a primeira menção histórica à festa data de 1094. Sua principal característica são as "maschera nobile" (máscaras nobres, em português), um costume que teve origem no século 17, quando os nobres se disfarçavam para poder se misturar ao povo. Neste ano, as festividades começaram no último dia 11 e se encerrarão em 28 de fevereiro. Ao todo, serão 150 atrações, distribuídas por 40 locais da cidade. Umas das principais é o concurso que elege a máscara mais bonita, que será realizado na praça San Marco entre os dias 23 e 26.

BLINCHE, BÉLGICA

Considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Carnaval de Blinche, ao sul de Bruxelas, remonta tradições da Idade Média. Neste ano, o evento acontece nos dias 26, 27 e 28, com destaque para a terça-feira, quando cerca de mil Gilles (personagem típico do Carnaval da cidade) desfilam pelas ruas. A fantasia –máscara de cera, chapéu com plumas de avestruz e trajes vermelhos, amarelos e pretos– só pode ser usada por cidadãos de Blinche no dia do desfile. O clima é de diversão, mas não vá distraído: os Gilles costumam atirar laranjas no público como um símbolo de boa sorte.

RIJEKA, CROÁCIA

Com dança de rua, concertos e bailes de máscaras, Rijeka, localizada na Baía de Kvarner, é capital carnavalesca da Croácia. Neste ano, as festividades começaram no dia 17 de janeiro e vão acabar só em 1º de março. O auge do evento é a Parada Internacional de Carnaval, no dia 26 de fevereiro, que conta com desfile de carros alegóricos, show pirotécnico e concursos de fantasias. Outra tradição são os zvoncari, homens mascarados, vestidos com peles de animais, que dançam e tocam sinos para afastar os maus espíritos.

COLÔNIA, ALEMANHA

As comemorações do Carnaval –a "quinta estação do ano" para os colonianos– já se iniciam em novembro (mês 11), às 11h11 do dia 11. Mas é a partir da quinta-feira (neste ano, dia 23 de fevereiro) que "os dias loucos" começam. O clímax do evento acontece na Segunda-Feira das Rosas (Rosenmontag), quando um animado desfile, com distribuição de doces e flores, toma conta das ruas da cidade –que chegam a reunir mais de um milhão de foliões. A festa termina na Quarta-Feira de Cinzas.

NICE, FRANÇA

Localizada na Riviera Francesa, a cidade organiza um dos maiores eventos da região. Com o tema "O Rei da Energia", o Carnaval deste ano começou no último dia 11 e vai até 25 de fevereiro. Durante o dia, os desfiles têm carros alegóricos com decorações florais e, à noite, bonecos gigantescos e muitas luzes.

SITGES, ESPANHA

A cerca de 35 km ao sul de Barcelona, é um dos destinos gays mais badalados do Mediterrâneo. Sua programação carnavalesca, de 23 de fevereiro a 1º de março, tem apresentações de dança e desfiles de carros alegóricos pelas ruas. Os destaques são o rei e a rainha do Carnaval. A festa acaba com a tradição espanhola do enterro da sardinha, no qual um desfile imita um cortejo fúnebre, que acaba com fogos de artifício e a queima de uma figura simbólica, geralmente uma sardinha.

LUCERNA, SUÍÇA

Rodeada por lagos e montanhas, a cidade de 70 mil habitantes tem uma programação animada e tradicional. Desde o século 15, realiza o desfile Fritschi, cuja principal figura é homem idoso. A atração mais famosa são os Guggemuusige, as bandas improvisadas. Vestidos com máscaras, os integrantes tocam músicas atuais com instrumentos de percussão –geralmente, fora de ritmo. Neste ano, as festividades vão de 23 a 28 de fevereiro.


Endereço da página:

Links no texto: