Folha de S. Paulo


Praia de areia verde no Havaí está entre as melhores do mundo; veja lista

A revista "National Geographic" elegeu as 21 praias mais incríveis do mundo. A publicação as dividiu em sete categorias: as melhores para mergulhar, curtir a própria companhia, admirar formações geológicas, ver conchas, pisar em areias coloridas, andar sobre dunas e passear com cães.

Na seleção, não foram citadas praias brasileiras –nem de outros países da América do Sul. Entre as escolhidas, estão a mexicana Playa del Amor, que fica escondida dentro de uma caverna, e havaiana Papakolea, que se destaca pelas areias esverdeadas.

Veja a lista completa.

*

Mergulho

Cas Abao Beach, Curaçao
Cercada por recifes, a ilha de Curaçao, no Caribe, abriga grande diversidade marinha. Com águas cristalinas, Cas Abao é o local ideal para ver corais, peixes, esponjas, tartarugas e outras espécies.

Baía Azul, ilhas Maurício
Localizada em uma reserva marinha de 3,5 km², a praia, banhada pelo oceano Índico, tem areias finas e águas claras, perfeitas para a visibilidade durante o mergulho.

Pelican Beach, South Water Caye, Belize
Da faixa de areia, é possível nadar até os recifes e observar peixes, tartarugas e diferentes tipos de corais a menos de seis metros de profundidade.

Paraísos desertos

One Foot Island, Aitutaki, ilhas Cook
Também chamada de Tapuaetai, é umas das 15 ilhotas que compõem o atol de Aitutaki, que fica dentro de uma lagoa de águas azuis-turquesas, no oceano Pacífico.

Sunset Beach, ilhas de Brunswick, Estados Unidos
No extremo oeste dessa praia remota, uma caixa de correio instalada por um morador local é continuamente reabastecida com cadernos para que os visitantes compartilhem seus pensamentos.

Lazy Beach, ilha de Koh Rong Samloem, Camboja
Localizada no golfo da Tailândia, encanta pelas águas cristalinas, areia fofa e cabanas com telhados de palha.

Maravilhas geológicas

Playa del Amor, ilhas Marietas, México
Conhecida como praia escondida, fica dentro de uma caverna com um buraco no teto. Para garantir sua preservação, apenas seis pessoas podem visitá-la por vez.

Praia das Catedrais, Ribadeo, Espanha
Na costa da Galícia, se destaca por seus arcos rochosos, que foram esculpidos pela força das ondas e se assemelham a catedrais góticas.

Anse Source d'Argent, La Digue, Seychelles
Com rochas de granito, areia branquinha, água azul-turquesa e vegetação exuberante, é uma das praias mais fotografadas do mundo.

Conchas

Shell Beach, Shark Bay, Austrália
Na costa oeste do país, fica dentro de uma reserva natural considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Toda a faixa de areia é coberta por incontáveis conchinhas brancas, cujo acúmulo, em alguns pontos, chega a quase dez metros de profundidade.

Bowman's Beach, ilha de Sanibel, Estados Unidos
Localizada na ilha de Sanibel, no Estado da Flórida, a praia reúne diferentes variedades de conchas trazidas pelas correntes do golfo do México.

Lyme Regis, Inglaterra
Faz parte da costa Jurássica da Inglaterra, onde é possível encontrar formações rochosas e fósseis de criaturas marinhas com mais de 180 milhões de anos. O Museu Lyme Regis promove caminhadas guiadas pela região.

Areias coloridas

Praia de Papakolea, Havaí
Rodeada por falésias, é uma das poucas praias de areia verde do mundo. Sua coloração vem de minúsculos cristais de origem vulcânica.

Praia de Reynisfjara, Islândia
A praia, que fica na costa sul do país, é conhecida pelas areias negras, as pilhas de rochas basálticas e as fortes ondas.

Pink Beach, ilha de Santa Cruz Grande, Filipinas
Na cidade de Zamboanga, encanta os turistas com suas areias cor-de-rosa, resultado da mistura com bilhões de fragmentos de corais vermelhos.

Dunas

Sleeping Bear Point, Michigan, Estados Unidos
É a única praia da lista que não é banhada pelo mar. Do alto de suas dunas, é possível admirar a imensidão do lago Michigan.

Praia de Piscinas, Arbus, Sardenha
Esculpidas pelos ventos e adornada por arbustos e oliveiras, as dunas de Piscinas compõem a bela paisagem da costa Verde da ilha italiana da Sardenha.

Corniche, La Teste-De-Buch, França
Abriga a duna de Pilat, a maior da Europa, com mais de 100 m de altura e 2,7 km de extensão. Para curtir a paisagem, é possível voar de parapente sobre a região.

Cachorros

Cannon Beach, Oregon, Estados Unidos
No mar, a Haystack Rock, uma rocha que abriga diversas espécies de pássaros, se sobressai na paisagem. Nas areias, os cachorros são bem-vindos –em outubro, é realizado um desfile canino.

Carmel Beach, Carmel, Estados Unidos
A famosa praia da Califórnia tem areias brancas e enseada suave. É conhecida por permitir a circulação de cachorros sem guia.

Praia de Noordwijk, Holanda
Passando os campos de tulipas no sul da Holanda, entre Amsterdam e Haia, fica a cidade litorânea de Noordwijk, que tem praias e rotas específicas para passeios com cães.


Endereço da página:

Links no texto: