Folha de S. Paulo


Geórgia combina Oriente e Ocidente no extremo leste da Europa

Geórgia? Onde fica isso? Nos Estados Unidos? Por que você está indo pra esse lugar?

Essas e outras perguntas invariavelmente acompanham quem deseja conhecer a ex-república soviética onde nasceu Josef Stálin (1878-1953). Afinal, pouca gente tem ideia de onde ele fica –e muitos nem sabem que esse lugar existe.

Localizada no sul do Cáucaso, a Geórgia faz fronteira com Rússia, Armênia, Turquia e Azerbaijão. Seu litoral é o mar Negro e seu alfabeto é algo tão diferente de tudo que não possui relação com nenhum outro idioma das proximidades. É quase uma sopa de letrinhas.

Além da língua georgiana (ou kartuli, como eles denominam), o russo também é muito falado por lá. O inglês funciona mais nas rotas turísticas e com moradores mais jovens. Para o turista, o jeito de se virar no meio da rua é abusar das mímicas ou falar inglês bem devagar.

A capital, Tbilisi, fica às margens do rio Kura e é rodeada pelas montanhas do Cáucaso. Um bom ponto de partida para explorar a cidade, também a maior da Geórgia, é a catedral de Sameba, sede do patriarca da Igreja Ortodoxa Georgiana. Com uma cúpula dourada que pode ser vista de diferentes pontos da cidade, ela fica cheia aos domingos, com todos os fiéis de pé, se esbarrando.

Além de ser um ponto turístico, a catedral pode fornecer um primeiro contato com a população. A fisionomia do povo, o jeito de se vestir e o comportamento misturam características do Oriente e do Ocidente. Mulheres elegantes e a nítida presença de marcas globalizadas de moda nos corpos dos georgianos se destacam na paisagem.

Quando a missa acaba, todos saem caminhando e se perdendo por ruas onde convivem escombros de prédios, carros soviéticos e veículos de alto padrão. A sensação é de estar em uma cena de algum filme da Mostra de Cinema de São Paulo.

O sentimento é reforçado pela arquitetura, que se equilibra entre o moderno e o antigo. A ponte da paz, que passa sobre o rio Kura e liga a cidade histórica ao lado moderno da capital georgiana, tem 150 metros de comprimento e foi desenhada por um arquiteto italiano.

Para uns, a ponte lembra um peixe; para outros, representa uma onda. Em qualquer uma das formas, é inteiramente iluminada por milhares de luzes de LED.

MISTURA

É na cidade antiga que está a maior parte das atrações turísticas, onde se vê uma mistura dos estilos bizantino e neoclássico com toques russos e do Oriente Médio.

Nada é mais charmoso do que as casas do lugar, com terraços de formas hipnotizantes esculpidas em madeiras de diferentes cores, tamanhos e desenhos.

O distrito de Vera, conhecido como um bairro mais descolado, e a avenida Rustaveli, em homenagem ao poeta georgiano Shota Rustaveli, são o outro lado da cidade: é lá que estão os principais hotéis, as grandes lojas e os cafés internacionais.

Chegar a Vera pode ser uma aventura. São ruelas e mais ruelas que levam à região, muitas delas sem saída. Os taxistas simplesmente não entendem inglês e quase sempre acabam parando em outro lugar ou levando mais de 20 minutos em um trajeto que não passaria dos cinco minutos com um GPS.

Isso quando o táxi não para a cada 500 metros para perguntar informações para algum pedestre ou comerciante de uma vendinha. O turista fica com aquela cara de quem não pode fazer nada.

Mas não dá nem para ficar irritado com essas situações. Todos estão sempre com um sorriso no rosto. A cordialidade e a simpatia do povo de Tbilisi abraçam o viajante.

Uma vez em Vera, que fica bem no alto da cidade, separe sua garrafa de vinho, um aperitivo, uma mantinha e prepare-se. A vista da cidade é inesquecível, seja em hotéis-butique ou em alguns dos bares e restaurantes da região. Principalmente durante o pôr do sol.

De lá, é possível ver a cúpula dourada da catedral –a maioria dos moradores é de cristãos ortodoxos, mas há também muçulmanos e católicos. Os contrastes entre o novo e o antigo ficam claros, em harmonia com a paisagem.

*

O QUE SABER?

Onde fica Geórgia

Nome oficial
República da Geórgia

Capital
Tbilisi

Idiomas
Georgiano (oficial), armênio, russo, ossetiano, abkhaz e turco

Moeda
Lari (1 = R$ 1,17)

Fuso horário
+ 7 horas em relação a Brasília (no horário de verão no Brasil, a diferença cai para 6 horas)

Como chegar
Não há voos diretos partindo do Brasil. A melhor opção é ir de Istambul ou pegar um voo que faça escala na capital da Turquia. De lá, há opções de voos diretos para Tbilisi pela Turkish Airlines


Endereço da página:

Links no texto: