Folha de S. Paulo


Nada de Roma ou Paris: explore a Europa em 18 destinos fora do comum

No dia 1º de janeiro de 2017, o euro completou 15 anos em circulação, e, para celebrar, o site "Booking" selecionou os melhores destinos para se conhecer a história, a gastronomia e a cultura da União Europeia.

A lista foge das cidades mais procuradas do bloco, como Paris, Roma e Londres, e se concentra em lugares que entraram para a UE mais recentemente.

Veja abaixo.

*

Cultura

TÂRGU JIU, ROMÊNIA

É uma cidade romena aos pés das montanhas dos Cárpatos e é aconselhada pelos usuários do "Booking" pelos seus monumentos, sua arte e sua cultura.

PÉCS, HUNGRIA

Quinta maior cidade da Hungria, está situada no meio dos Montes Mecsek e é rica em museus e monumentos. Já foi a Capital Europeia da Cultura e é famosa pela sua catedral.

PLOVDIV, BULGÁRIA

É uma das cidades mais antigas do mundo e também a mais antiga ainda habitada na Europa. Encanta pelo seus sítios arqueológicos, museus e monumentos e pelo seu centro histórico, além de estar às margens do rio Maritsa.

VILJANDI, ESTÔNIA

Localizada no sul do país, o município é considerado o coração da música folk local, e os viajantes o recomendam pela suas belezas naturais e rica vida cultural.

OSTRAVA, REPÚBLICA TCHECA

A cidade desfruta de uma maravilhosa vista para a cordilheira Beskides. Além de seus quatro teatros permanentes, possui inúmeros museus, monumentos e um belo zoológico.

SPLIT, CROÁCIA

Na costa da Dalmácia, une o passado e o presente, o que resulta em uma extraordinária beleza. É bastante renomada por suas praias e pela vida noturna em um centro histórico cercado por um antigo palácio romano.

História

FROMBORK, POLÔNIA

Sede de uma magnífica basílica de mais de 700 anos, a cidade é indicada pelo seus museus e monumentos, além de sua antiga história.

PLEVEN, BULGÁRIA

Os primeiros traços de civilização encontrados na cidade são datados de 5000 a.C. Por isso, é o local ideal para explorar as origens da humanidade.

DROBETA TURNU-SEVERIN, ROMÊNIA

Às margens do rio Danúbio, é uma antiga cidade romana. Sua rica e antiga história são representadas pela vila medieval do município e pela Torre da Água. Os passeios de barco também são indicados pelos usuários do "Booking".

VALLETA, MALTA

Capital de Malta, tem cerca de 320 atrações históricas, o que a torna um dos lugares com maior densidade desse tipo de monumento no mundo, já que, ao longo do tempo, a ilha foi dominada por diversos povos.

LEVOCA, ESLOVÁQUIA

Na região oriental do país, foi oficialmente mencionada pela primeira vez no século 13, mas acredita-se que é habitada há muito mais tempo. Os turistas a avaliam positivamente pelo seu centro histórico, sua arquitetura e sua história.

DAUGAVPILS, LETÔNIA

Segunda maior cidade da Letônia, fica às margens do rio Daugava. Os visitantes a procuram por sua história, igrejas e museus. Entre as atrações principais estão a Catedral de São Boris e Gleb e o zoo de Latgale.

Gastronomia

SLUBICE, POLÔNIA

Faz fronteira com a Alemanha e é aconselhada pelos viajantes por causa de seus mercados, comidas e restaurantes.

SOFIA, BULGÁRIA

A capital búlgara é uma cidade eclética e cheia de grandes parques. Além disso, muitos turistas a amam por causa de sua gastronomia e seus passeios relaxantes.

VILLÁNY, HUNGRIA

A cidade é famosa por seus vinhos. Na província de Baranya, a gastronomia, as enotecas e as paisagens naturais são o que mais atraem os turistas.

NICÓSIA, CHIPRE

Capital do Chipre, Nicósia foi muito danificada ao longo dos anos por conquistadores e hoje é uma cidade dividida entre norte, dos turcos, e sul, dos gregos. Sua gastronomia esbanja frutos do mar, peixes e queijos de diversos tipos.

MOTOVUN, CROÁCIA

Antiga cidade croata, é muito procurada por quem quer tranquilidade e se deliciar com seus ótimos vinhos e comidas.

SATU MARE, ROMÊNIA

A bela cidade é renomada pela simpatia de seu povo, pela gastronomia e por atrações como o Castelo Karolyi, a Torre dos Pescadores e a Torre dos Bombeiros.


Endereço da página:

Links no texto: