Folha de S. Paulo


No Caribe, Ilhas Cayman têm mar cristalino e mergulho com raias

O pequeno arquipélago das Ilhas Cayman, pertencente ao Reino Unido e situado entre Cuba e Jamaica, se tornou um dos destinos mais famosos do Caribe. Entre as principais atrações, está o fato de ser ideal para praticar mergulho e também uma parada habitual dos cruzeiros –além de ser um destino gastronômico e de compras.

Conheça 15 programas imperdíveis das Ilhas Cayman.

*

1. Praia de Sete Milhas

Areia branca e água transparente durante 11 quilômetros ininterruptos por toda sua extensão. É nessa enseada que estão localizados os principais hotéis e serviços de diversão, como decks flutuantes e locação de embarcações pequenas.

2. Cayman Turtle Farm

Uma "fazenda" de tartarugas marinhas onde o visitante tem a oportunidade de nadar com os animais. Além se refrescar em um parque aquático, o turista pode contemplar um aquário com peixes do mar do Caribe.

3. Chef Eric Ripert

Os pratos de um dos chefs franceses mais prestigiados do momento, vencedor de três estrelas Michelin por suas criações a base de pescados e mariscos, agora pode ser encontrado nas Ilhas Cayman. Eric Ripert abriu um restaurante no hotel mais luxuoso do arquipélago, o Ritz Carlton.

4. A casa da democracia

Pedro St. James é uma mansão histórica construída pelo pioneiro britânico William Eden, em 1780, na costa norte da ilha Grand Cayman. Foi lá que a decisão de formar o primeiro Parlamento das Ilhas Cayman foi tomada, em 1831. E anos mais tarde, a abolição da escravidão, em 1835. Atualmente, o local é um museu que recria a vida caribenha no século 19.

5. Mergulhar em Cayman Brac e Little Cayman

As pequenas ilhas são ideais para os amantes do esporte aquático. Isso porque a visibilidade do mar alcança dezenas de metros de profundidade graças à água cristalina que tem temperatura entre 25 a 28 graus. Durante o mergulho é possível se aproximar de tartarugas, raias, moreias, cavalos-marinho, caranguejos e muitos outros peixes.

6. As cavernas das ilhas

Crystal Caves é um conjunto de três cavernas com paredes cheias de estalactites e estalagmites. O local, em meio do bosque tropical nativo, foi arrumado e iluminado para os turistas, que podem fazer uma visita guiada - para não incomodar as colônias de morcegos que habitam ali.

7. Piquenique na praia de Rum Point

É o lugar preferido das famílias com crianças e idosos, porque o mar é muito tranquilo e pouco profundo. Também é um dos melhores lugares para fazer mergulho de snorkel, principalmente em Stingray City.

8. Nadar com raias

Localizado no norte da ilha Grand Cayman e a poucos minutos de barco da praia Rum Point, existem bancos de areias onde raias nadam em abundância. Durante o mergulho de snorkel, as pessoas podem interagir com as raias e até tocá-las.

9. Cidade Perdida de Atlântida

Na ilha Cayman Branc vive um dos artistas mais singurales do Caribe. Se trata do alemão Foots, que recriou a cidade perdida de Atlântida, o maior conjunto artístico submerso. São templos, colunas e estátuas inspiradas na mítica Atlântida, bem embaixo do mar caribenho. Já em terra firme, o escultor abre sua casa ao visitantes que podem acompanhar seu projeto.

10. Jantar em Camana Bay

O bairro mais recente da ilha Grand Cayman, que abriga os hotéis e comércios mais luxuosos, conta também com uma torre onde é possível observar todo o panorama da ilha. É lá onde estão os melhores restaurantes, como o Mizu Asian Bistro, considerado a melhor gastronomia oriental das ilhas; e bem ao lado, a casa Gelato&Co que oferece gelatos italianos em pleno Caribe.

11. Conhecer a menor capital do Caribe

George Town poderia ser considerada um aldeia tropical, se não fosse por seus dois grandes duty-free, bancos internacionais e restaurantes. Tudo em volta do pequeno porto, onde os passageiros dos grandes cruzeiros vem e vão em lanchas durante o dia.

12. Festejar com piratas

O "Pirates Week Festival" é uma das festas mais importantes do ano e é realizada anualmente no mês de novembro. A festa recorda os vínculos e as histórias entre as ilhas e os piratas. A gastronomia local também é celebrada em outros dois eventos com muita música: "Cayman Cookout" e "Taste of Cayman".

13. Enviar um cartão-postal do "inferno"

Uma área do oeste do Grand Cayman se chama Hell (Inferno), devido a sua superfície com afiadas rochas e sem vegetação. A principal atração, no entanto, não é a paisagem, mas os negócios onde vendedores recebem seus clientes vestidos de diabos e perguntando: "where the hell are you from?" ("de que inferno você vem?"). O turista também pode surpreender os amigos quando receberem um cartão-postal do inferno, a brincadeira é feita pelo correio "Hell Post Office".

14. Explorar o mar

Os passeios submarinos são oferecidos por várias empresas, as principais são: Atlantis, Bubble Sub, Cayman Deep Sea Experience e Nautilus Undersea Tours. Os mergulhadores recebem todo o equipamento e treinamento necessário para explorar as profundezas aquáticas.

15. Fotografar as iguanas azuis

Extintas de Cuba, as iguanas azuis são um dos poucos animais endêmicos das ilhas Cayman. A espécie pode viver até 70 anos e surpreende pelas cores exuberantes. Little Cayman, a mais agreste e menos populosa das ilhas, tem a maior quantidade de animais da espécie.


Endereço da página:

Links no texto: