Folha de S. Paulo


Fotógrafa registra há dez anos vida selvagem na África; veja imagens

Os parques nacionais e reservas africanos são a segunda casa da fotógrafa e cantora carioca Ana Zinger, 56, que viaja para o continente há dez anos consecutivos.

"Estar na África nos reconecta com o planeta e com o que há de mais lindo nele: seus animais e suas paisagens. É como se fosse uma volta às nossas origens", diz.

Durante esse período, já conheceu mais de dez países africanos. Os parques nacionais de Mana Pools, no Zimbábue, do Serengeti, na Tanzânia, de Luangwa Sul, na Zâmbia, e de Amboseli, no Quênia, são seus lugares preferidos.

No Mana Pools, é possível fazer excursões pelo parque a pé, com o acompanhamento de um guia experiente, e ficar a poucos metros de leões e outros animais selvagens. "É incrível poder andar pelos mesmos lugares que os bichos e ficar debaixo de uma árvore rodeada de elefantes", conta.

De todos os animais que já viu e fotografou, são os leões os que mais fascinam a fotógrafa –em especial, as leoas. "Elas são muito inteligentes e precisas, caçam a presa através de emboscadas, não com velocidade", diz ela, que conseguiu registrar alguns desses ataques.

As fotos de Zinger –que é também tataraneta do fotógrafo suíço Georg Leuzinger, um dos primeiros a registrar as paisagens do Rio de Janeiro, no século 19– foram exibidas em uma exposição no início deste ano na cidade de Secretário, localizada na região serrana do Rio.

Ela conta que seu acervo de imagens pode se transformar em um livro nos próximos anos. "Meu maior objetivo é tentar captar os momentos mágicos que vivo. As pessoas precisam ver as belezas da África, nem que seja através de fotos", afirma.

*

Veja outras edições do Álbum de Viagem:

Praias do Ceará, por Marco Ankosqui
Zellfie já visitou 69 países
Bichos do Brasil, por Cristian Dimitrius
Águas de Florianópolis, por Luciana Freire
Ribeirinhos da Amazônia, por Analu Buchmann
Pontos inusitados de Nova York, por Rodrigo Paiva
Cabo Polonio, por Vitor Monteiro
Lado 'zen' do Japão, por Jefferson Kimura
Animais de Galápagos, por Carolina Daffara
O Rio visto do mar, por Rico Sombra


Endereço da página:

Links no texto: