Folha de S. Paulo


Brasil tem 8 praias oficiais de nudismo; saiba onde ficam

No Brasil, há oito praias em que os banhistas podem dispensar a sunga ou o biquíni e curtir o mar como vieram ao mundo. Elas ficam na Paraíba, na Bahia, no Espírito Santo, no Rio Janeiro e em Santa Catarina

Em qualquer outro ponto do litoral brasileiro, quem ficar pelado pode ser detido por ato obsceno. Confira quais são as praias em que o nudismo é permitido.

*

PRAIA DE TAMBABA, CONDE (PB)

Com falésias de 20 metros de altura e mar calmo, foi a primeira praia do Nordeste liberada para o naturismo, em 1991. A roupa só é liberada em num pequeno trecho do lado esquerdo da praia. Na área destinada ao nudismo, é proibida a entrada de homens desacompanhados.

PRAIA DE MASSARANDUPIÓ, ENTRE RIOS (BA)

A cerca de 93 km de Salvador, é uma das praias de naturismo mais tradicionais do país. O mar calmo, com recifes que formam piscinas, é o destaque, que ainda inclui dunas.

PRAIA DE BARRA SECA, LINHARES (ES)

Oficializada naturista em 1999, Barra Seca permite aos frequentadores tomar banho de mar (um pouco bravo) ou de rio. A praia tem cerca de 10 km de extensão, mas área para o nudismo fica restrita a uma faixa de 200 metros. De Vitória, são 120 km pela BR-101 até Linhares, no norte do Estado, mais 50 km de asfalto numa planície repleta de fazendas de gado e outros 8 km de terra.

PRAIA OLHO DE BOI, BÚZIOS (RJ)
Com cerca de 50 metros de extensão, pode ser percorrida em menos de 15 minutos. O acesso se dá a partir de uma trilha de cerca de meia hora a partir da praia Brava, em Cabo Frio. Um mergulho nas águas cristalinas e calmas permite ver peixes, arraias e outras criaturas marinhas.

Editoria de Arte/Folhapress
Praias de nudismo oficiais do país
Praias de nudismo oficiais do país

PRAIA DO ABRICÓ, RIO (RJ)

Localizada em Grumari, na zona oeste do Rio, é similar às vizinhas Prainha e Reserva, com águas verdes e areia fina. Para chegar lá de carro, da zona sul, leva-se cerca de uma hora. Nos fins de semana, o nudismo é obrigatório e, de segunda a sexta, opcional.

PRAIA DO PINHO, BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC)

Primeira praia oficial de naturismo do país, reconhecida em 1986. Tem boa estrutura: estacionamento, bares, pousada e camping. O melhor jeito de chegar é de carro, a partir da rodovia Interpraias –cobra-se uma taxa de R$ 20. Para quem chega a pé, há um acesso público onde não é necessário pagar.

PRAIA DA GALHETA, FLORIANÓPOLIS (SC)

Aqui, a nudez é permitida desde 1997, mas não obrigatória. Por isso, a praia, que fica dentro de um parque municipal, também atrai surfistas. A faixa de areia extensa e larga permite privacidade. Para chegar, é preciso caminhar por uma trilha por cerca de 10 minutos, a partir da praia Mole.

PRAIA DE PEDRAS ALTAS, PALHOÇA (SC)

Nas duas pequenas enseadas, de pouco mais de 100 metros cada uma, o mar é calmo, com cara de piscina natural. Fica a 30 km de Florianópolis, pela BR-101, e tem clima bem família.


Endereço da página:

Links no texto: