Folha de S. Paulo


Veja os mercados de Natal mais bonitos e tradicionais da Europa

A beleza arquitetônica de destinos como Viena (Áustria), Praga (República Tcheca) e Paris (França) encanta qualquer visitante, em qualquer época. Mas o Natal costuma reservar uma dose extra de encanto nas ruas de cidades como essas.

É quando muitas praças são tomadas por barracas temáticas e decoração típica e se transformam em mercados de Natal –ou "marché de Noël" na França, "Weihnachtsmarkt" na Alemanha.

Com um quê "kitsch", eles são boa sugestão de passeio para bater perna, comprar itens decorativos ou fazer uma refeição cheia de guloseimas típicas -vinho quente e biscoitos de gengibre são quase obrigatórios nos "cardápios".

Veja uma seleção de alguns dos mais tradicionais e belos mercados de Natal da Europa.

STUTTGART (ALEMANHA)

A tradição de mercados de Natal é muito forte na Alemanha –acredita-se que eles tenham nascido no país, em Nuremberg, no começo do século 17. Pois o de Stuttgart é um dos maiores e mais antigos da Europa (existe desde 1692).

Na praça Schlossplatz, espalham-se quase 300 barracas, que competem pela melhor decoração e vendem brinquedos, itens decorativos, comidas típicas, presépios de madeira e, como não podia faltar, cerveja.

VIENA (ÁUSTRIA)

No mais tradicional mercado de Natal da capital austríaca, cerca de 150 barracas -que vendem de ornamentos a vinho quente- são montadas na frente do prédio neogótico da prefeitura.

Outros locais que recebem as feirinhas incluem o palácio Schönbrunn e a praça Maria-Theresien.

PARIS (FRANÇA)

As barracas, que se espalham pelas calçadas da avenida Champs Elysées, se tornam atração turística tão popular quanto a torre Eiffel ou a catedral de Notre Dame. Outros mercados também são montados no bairro de Montparnasse, na esplanada de La Défense e na frente da Notre Dame.

MAASTRICHT (HOLANDA)

É um dos mercados de Natal mais famosos da Holanda. O centro da cidade fica todo iluminado, com o mote "Maastricht mágica", e a praça Vrijthof recebe uma pista de patinação no gelo.

PRAGA (REPÚBLICA TCHECA)

A praça da Cidade Velha recebe uma imensa árvore de Natal e o principal mercado da capital tcheca. Mas toda a cidade se enfeita e recebe barracas de comidas típicas da época, como o "medovina", vinho quente com mel, e carpas (o peixe é tradicionalmente servido na ceia do dia 24 no país).

Também há feiras de Natal nas praças Havelské, Venceslau e da República.

ESSLINGEN (ALEMANHA)

Em Esslingen, próximo a Stuttgart, as barracas são montadas em meio ao cenário medieval da cidade.


Endereço da página:

Links no texto: