Folha de S. Paulo


Teleférico volta a ser atração turística no Chile após 7 anos parado

Divulgação/Consorcio Teleférico
Teleférico no Parque Metropolitano, em Santiago, no Chile
Teleférico no Parque Metropolitano, em Santiago, no Chile

Depois de ficar sete anos fechado, o teleférico de Santiago, no Chile, voltou a operar nesta quarta (24) no Parque Metropolitano, um dos mais tradicionais passeios turísticos da cidade.

Após meses de atraso, as 46 novas cabines do teleférico voltaram a cruzar o parque, que abriga o imponente Cerro San Cristóbal.

Coloridas, elas têm capacidade para seis pessoas e painéis fotovoltaicos no teto, que lhes permitem operar no caso de uma emergência elétrica.

"É uma tremenda alegria para compartilhar com os habitantes de Santiago", disse a presidente chilena Michelle Bachelet na cerimônia de inauguração do novo sistema, que tem 14 torres e quase cinco quilômetros de extensão. As cabines transitam a cerca de 15 quilômetros por hora.

O sistema foi pensado, sobretudo, para atender os turistas e melhorar a mobilidade dentro do parque, um dos maiores pulmões da cidade, visitado anualmente por cerca de 6 milhões de pessoas.

O projeto de reforma teve investimento de US$ 15 milhões (cerca de R$ 51 milhões de reais). A previsão é que o teleférico, que ganhou cabines especiais para o transporte de bicicletas, leve mil passageiros por hora.

Suas operações tinham sido suspensas em junho de 2009, após repetidos problemas mecânicos. Um ano antes, uma falha no seu funcionamento deixou 20 pessoas presas no ar durante várias horas.


Endereço da página:

Links no texto: