Folha de S. Paulo


Pesquisa diz que quem faz selfies guarda mais lembranças das viagens

Remy de la Mauviniere - 6.jan.2015/Associated Press
Turistas fazem selfie em frente à pirâmide do Louvre, em Paris
Turistas fazem selfie em frente à pirâmide do Louvre, em Paris

Será que existe um método para que turistas consigam guardar na memória mais lembranças de suas viagens?

O site de aluguel por temporada HomeAway, em conjunto com pesquisadores da Universidade do Texas (EUA), ouviu 700 viajantes ao longo deste ano para tentar descobrir alguns truques.

Uma das conclusões é que se desconectar completamente não é necessariamente a melhor maneira de construir memórias de viagens. Turistas ativos nas redes sociais, que gostam de fazer selfies e publicar fotos dos passeios, guardam 40% mais lembranças.

É bom, porém, não exagerar: aqueles que passam mais de duas horas por dia no celular ou no notebook durante a viagem tendem a lembrar 26% menos de detalhes do que fez.

Viajar e trabalhar tem efeito parecido. Segundo o estudo, turistas que gastam ao menos uma hora por dia na labuta estão 24% mais propensos a ter problemas para se recordar das férias.

Outros pontos interessantes levantados pelo estudo estão ligados ao valor das viagens, ao destino e às companhias. No primeiro caso, vale saber: qualquer que seja o preço do pacote, ele não influi na capacidade de turistas de reter memórias dos passeios.

No segundo, o levantamento constatou que férias em locais de montanha ajudam a construir mais lembranças. E, por fim, os pesquisadores observaram que quem viaja com a família e com os amigos guarda 20% mais lembranças do que os que viajam sozinhos ou só com um desses grupos.

*

PLATAFORMA AJUDA A ORGANIZAR VIAGENS PARA ORLANDO

A ferramenta Wizard, lançada pelo site Decolar.com, ajuda a planejar uma viagem para Orlando (EUA), um dos destinos mais buscados por brasileiros.

A opção monta um roteiro a partir do perfil do turista e das datas da viagem, com todas as atrações disponíveis na região (parques, apresentações musicais, locais para fazer compras), podendo dividir o roteiro por faixa etária. Também é possível receber informações detalhadas sobre cada um dos parques de lá, como Disney, SeaWorld e Universal.

No fim, a programação detalhada dia a dia vem com um preço final e pode ser comprada como um pacote pelo turista. Segundo a empresa, Orlando teve uma maior procura por brasileiros entre os meses de janeiro e março deste ano.

*

TERRA DO PRESUNTO, PARMA PLANEJA CRIAR MUSEU DA COMIDA

A cidade de Parma, a cerca de 500 quilômetros de Roma, anunciou que pretende criar em 2017 o Museu Nacional da Gastronomia, para celebrar seus 2.200 anos de fundação.

A proposta foi lançada na terça-feira passada (15), durante a premiação do guia "Michelin Itália 2017", realizada na cidade –de onde vêm alguns dos mais tradicionais produtos da culinária italiana, como o presunto de Parma.

O município recebeu em 2015 o título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco. Foi a primeira vez que uma região italiana recebeu o reconhecimento

Segundo o governo, as ações para a criação do novo espaço buscam valorizar ainda mais as especialidades dos produtos e ingredientes da região e do país, além de aproveitar a visibilidade da gastronomia para criar alternativas que ajudem a alavancar o turismo.

*

Agenda

26 novembro Começa no Itaú Cultural, em São Paulo, a "Mostra Santos-Dumont - Coleção Brasiliana Itaú", que reúne mais de 600 objetos do acervo do inventor e tem uma réplica em tamanho original da aeronave Demoiselle; mais em itaucultural.org.br
* 4 dezembro A sexta edição do Festival Porto Gastrô, em Porto de Galinhas (PE), termina com expectativa de receber 25 mil pessoas. Mais de 20 restaurantes participam da programação, que conta com oficinas de cozinha; mais em facebook.com/FestivalPortoGastro

Edmar Melo/Folhapress
Crianças bricam nas jangadas da praia de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco
Crianças bricam nas jangadas da praia de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco

*

O "Turismo" prepara uma seleção de dicas, novidades e eventos todas as semanas. "Sobrevoo" também responde a perguntas feitas por leitores e publica fotos de viagem. Para colaborar, envie e-mail para turismo@grupofolha.com.br.


Endereço da página:

Links no texto: