Folha de S. Paulo


Fotógrafo clica animais selvagens brasileiros; veja no Álbum de Viagem

O fotógrafo e cinegrafista mineiro Cristian Dimitrius, 41, já viajou o Brasil de norte a sul para registrar a variedade de biomas do país e as espécies de animais que vivem em cada uma, entre ariranhas, botos e corujas.

"Sempre busco um ângulo em que o animal olhe diretamente para câmera. Revela uma conexão com o fotógrafo", afirma. A foto que tirou de uma coruja no parque nacional das Emas, em Goiás, é um bom exemplo: mostra o bicho de asas abertas, olhos fixos na lente.

O acervo de imagens construído em cinco anos de trabalho foi reunida no livro "Brasil Selvagem", lançado no fim de 2015.

O parque nacional Serra da Capivara, no Piauí, foi o destino mais surpreendente entre todos os visitados, segundo Dimitrius. "Muitos acham que a caatinga é pobre, mas a paisagem é muito rica, com muita vida", conta.

Ele aponta o Pantanal como o melhor lugar para "conhecer os bichos do Brasil", como onças, lobos-guarás e tamanduás: "As pessoas apreciam muito pouco o turismo de observação, na natureza selvagem. Se os parques tivessem acessos melhores, talvez fosse mais popularizado."

*

Veja outras edições do Álbum de Viagem:

Águas de Florianópolis, por Luciana Freire
Ribeirinhos da Amazônia, por Analu Buchmann
Pontos inusitados de Nova York, por Rodrigo Paiva
Cabo Polonio, por Vitor Monteiro
Lado 'zen' do Japão, por Jefferson Kimura
Animais de Galápagos, por Carolina Daffara
O Rio visto do mar, por Rico Sombra
Berlim na primavera, por André Felipe
América Central, por Claudio Vitor Vaz
Bolívia, por Rogério Fernandes


Endereço da página:

Links no texto: