Folha de S. Paulo


Agências oferecem viagens sob medida para diferentes tipos de turistas

Quer jantar no restaurante do chef peruano Gastón Acurio em Lima? Ver um jogo da Liga dos Campeões? Só fica em quarto de hotel com vista bonita? As agências de viagem vão atrás disso para você.

Com foco em lua de mel, aventura, roteiros LGBT ou passeios culturais, as agências segmentadas ganharam espaço entre turistas mais exigentes, que buscam programação personalizada.

De olho nesse público, empresas de grande porte que não atuam em um único segmento também já oferecem atendimento para viagens customizadas.

"O brasileiro está mais exigente na hora de viajar, ele quer dicas boas e quer fazer coisas diferentes", afirma Edmar Bull, presidente da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem). "O turista não quer mais um pacote embalado. A customização de viagens é uma tendência mundial, e desde o fim do ano passado vem crescendo no Brasil", completa Bull.

Na gigante CVC, cerca de 70% das vendas correspondem a pacotes customizados. A Agaxtur também conta com consultores especializados no planejamento de viagens personalizadas.

Além de destino, duração da viagem, tipo de hospedagem e passeios, a personalização pode garantir pequenos detalhes, como a escolha de um hotel que oferece um cardápio de travesseiros que agrade ao cliente.

Os preços das viagens variam de acordo com o que está incluso no pacote. Algumas agências cobram uma taxa de serviço.

EXPECTATIVAS

Os agentes de viagem destacam a importância de conversar com o cliente para descobrir os desejos e as preferências de quem viaja.

"Tem casal que diz que quer a lua de mel na praia, mas na conversa eu descubro que eles não gostam de areia e sol. Aí ofereço outras opções", conta Ana Paula Bernardes Bisarro de Matos, proprietária da Riva Turismo, agência especializada em viagens para recém-casados.

"As pessoas tendem a relacionar a customização a viagens de luxo, mas a gente faz de acordo com o orçamento disponível", conta Ricardo Amaral, diretor da Voyale, que só trabalha com viagens sob medida. "São duas formas de conversar com o cliente: quando ele já tem um destino e quando tem um tema. Oferecemos um trabalho de consultoria."

De acordo com os agentes, quem vai atrás de roteiros personalizados já é, em geral, bem viajado e bem informado. Este é o caso da artista plástica Ivana Rocha, 58.

"Eu já viajei muito e conheço muita coisa. Quando ouço falar de um hotel ou de um restaurante que me interessa, eu entro em contato com a agência e eles vão atrás. Eles também me contam quando descobrem um lugar que eu poderia gostar de conhecer e a partir daí pensamos a viagem juntos", diz Rocha, que afirma não gostar de pacotes prontos.

"Acho mais prático ter o apoio da agência. Se der algum problema na viagem, vou falar com eles", afirma.

Para o presidente da Abav, é esse tipo de segurança que o turista procura ao recorrer aos serviços de uma agência mesmo diante da possibilidade de programar toda a viagem pela internet. "O passageiro final quer ter contato com alguém", afirma Bull.

Apesar do cenário de crise econômica, a associação prevê um crescimento entre 5% e 6% nas viagens para as férias do fim deste ano em relação às férias de 2015, sendo 60% da procura destinada a viagens domésticas.

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Perfis de viagens personalizadas

Acessíveis

A Accessible Tour tem consultora em acessibilidade que avalia as condições técnicas para cada viajante. Um deficiente visual, por exemplo, precisa de hotel que receba seu cão-guia. Já um cadeirante requer transporte e hotel adaptados. Uma viagem de dez noites por Portugal e Santiago de Compostela, acompanhada de guia, com acomodações e translados adaptados sai a partir de € 3.200 (R$ 11.704) por pessoa, sem aéreo.

Já a Pomptur tem uma grande clientela idosa e procura oferecer hospedagem em hotéis com elevador e em regiões centrais, com topografia razoável. As atrações incluem shows e passeios a feiras de artesanato. Um pacote de festa junina feito 100% para idosos, de cinco dias, no Blue Tree Park em Lins (SP), com pensão completa e shows noturnos, sai a partir de R$ 1.398 por pessoa

LGBT

Os roteiros contam com destinos e hospedagens "gay friendly", cruzeiros para lésbicas, cruzeiros para gays e baladas. A ideia dos operadores é entender as preferências de cada cliente e facilitar as férias.A Friendly Tur, por exemplo, está montando um grupo de brasileiros para participar do festival mundial do Orgulho Gay de 2017, que acontecerá em julho, em Madri.

O pacote de sete noites, que também inclui hospedagem e tour em Chueca, bairro gay da capital espanhola, custa a partir de € 680 (R$ 2.487) sem as passagens aéreas e pode ser personalizado. A Tibitur tem cruzeiro de oito dias para lésbicas, no Alaska, a partir de US$ 1.299 (R$ 4.439) por pessoa. O cruzeiro de 11 dias para gays pela costa brasileira e argentina custa a partir de US$ 2.750 por pessoa (R$ 9.398)

Aventura

Roteiros voltados para pessoas que priorizam o contato com a natureza, com atividades como mergulho e trekking, mas não abrem mão do conforto de uma boa hospedagem. Quem pratica um esporte específico –surfe ou ciclismo, por exemplo– também encontra passeios temáticos.

A Ambiental Turismo organiza viagens individuais e em grupos para destinos de natureza preservada no Brasil e no exterior. Um pacote de cinco dias no Carnaval em Bonito (MS) custa a partir de R$ 3.774. A Pisa Trekking oferece roteiros com diferentes graus de dificuldade –de leve a extremo. Uma viagem de cinco dias no Parque Estadual do Jalapão (TO) custa a partir de R$ 1.990. A dificuldade é moderada

Lua de mel

Noivos são o público-alvo das agências especializadas em viagens românticas, que planejam minuciosamente cada detalhe da lua de mel. Mas também há roteiros para quem quer casar fora, comemorar aniversário das bodas ou só aproveitar as férias com a pessoa amada.

A Riva Turismo faz roteiros personalizados e oferece aos noivos o desenvolvimento de um site para a organização do casamento, com cotas para a viagem, sem custo adicional. Em cada local que se hospeda, o casal recebe mimos personalizados. Uma viagem de cinco noites nas Ilhas Maldivas, em hotel de nível superior ou luxo, custa a partir de US$ 1.800 (R$ 6.151) para o casal (sem passagens aéreas). Na Sonhos a 2, uma viagem de dez dias para o Taiti, passando por Papeete, Moorea, Bora Bora e Santiago, custa € 2.360 (R$ 8.361) por pessoa –parte terrestre

Culturais

Quando o objetivo é uma imersão cultural ou o estudo de um determinado tema, as possibilidades são muitas e podem unir história, arquitetura, religião, moda, vinhos etc.A operadora Latitudes promove "viagens de conhecimento" para grupos acompanhados de um especialista no tema escolhido.

O roteiro para a China, por exemplo, é feito com um estudioso da cultura chinesa e passa por cidades históricas, Pequim e Xangai. A Terramundi tem roteiros de imersão cultural, como o de oito dias no Peru pré-Inca, que inclui Lima, ruínas de Trujillo e Chiclayo e Caral, a mais antiga civilização da América, a partir de US$ 2.273 (R$ 7.768)


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