Folha de S. Paulo


Conheça o 'Parque dos Dinossauros' criado no interior da Índia

A Índia criou na região de Gandhinagar, distante quase 1.000 km da capital do país, Nova Déli, um verdadeiro "Parque dos Dinossauros".

Construído em uma área de 400 hectares, o Indroda Dinosaur and Fossil Park fica em um dos locais onde mais se encontrou ovos de dinossauros no mundo. Além disso, também foram achados fósseis desses antigos animais e de outros também extintos, como mamíferos aquáticos enormes.

A familiaridade da população com a paleontologia é tão grande que um dos ovos mais valiosos do acervo do parque, por exemplo, foi encontrado com um morador próximo do local, que utilizava o fóssil para ajudar a moer especiarias.

Após pesquisas dos paleontólogos, os dinossauros indianos foram transformados em réplicas com o tamanho natural –todas expostas aos visitantes, principalmente turistas e grupos escolares, e dispostas pelo espaço como se fosse inspirado no filme clássico de Steven Spielberg. As peças foram criadas pela Faculdade de Belas Artes do país, usando fibra de vidro e resina.

A exposição é acompanhada por todas as informações sobre as espécies, indicando idade, padrão de comportamento e origens.

Há animais como o Deinonychus, um carnívoro bastante ágil, além de tiranossauros e um Triceratops com seu bebê. Há ainda a previsão de um espaço sobre os períodos Terciário e Quartenário, consideradas as "épocas dos mamíferos".


Endereço da página:

Links no texto: