Folha de S. Paulo


Fotógrafo carioca viaja o mundo com a família e publica aventuras em blog

Foram mais de 30 cidades estrangeiras fotografadas em 12 anos, mas o Rio continua sendo o lugar preferido do fotógrafo carioca Rico Sombra, 38, especialista em imagens subaquáticas.

Seus melhores cliques foram reunidos no livro "Rio Visto do Mar", lançado no dia 15 de setembro: "Queria mostrar as praias de um ângulo que só o surfista vê", diz.

O acervo de imagens, que inclui praias do Leme ao Pontal, foi montado em cerca de quatro anos. A favorita é a da Barra da Tijuca, na zona oeste. "Aprendi a nadar e a surfar lá. É mais vazia e espaçosa do que as outras", afirma. Hoje, mora no Leblon, na zona sul.

Praias de outros estados e países também compõem o arquivo de fotos de Sombra. Entre os destinos fotografados preferidos, estão Fernando de Noronha, em Pernambuco, Tailândia e Bali, ambos na Ásia.

Qualquer folga é motivo para conhecer um lugar novo: Sombra conta que costuma viajar cerca de dez vezes por ano, pelo período mínimo de uma semana. As viagens são sempre feitas na companhia da mulher, Gabriela, e da filha, Julia, de 12 anos.

"Acho interessante a criança conhecer outros lugares, culturas e línguas desde cedo. É importante para o crescimento pessoal", defende. As aventuras da família são compartilhadas no blog "Juju na trip", em homenagem à menina.

Para os próximos anos, planejam conhecer Bonito, no Mato Grosso do Sul, e a Grécia.


Endereço da página:

Links no texto: