Folha de S. Paulo


Contra terrorismo, Europa aumenta controle de entrada de turistas

Philippe Wojazer-27.set.2015/Reuters
People walk on the Champs-Elysees, September 27, 2015 as central Paris goes car-free on Sunday. The French capital's central arrondissements and areas around landmarks such as the Eiffel Tower and Champs-Elysees are free from car noise and exhaust fumes, allowing people to stroll, cycle or skate between 0900 GMT and 1600 GMT. REUTERS/Philippe Wojazer ORG XMIT: PHW04
Pedestres caminham na Champs-Elysées em 27 de setembro, dia sem carro em Paris

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, confirmou nesta quarta-feira (14) que o bloco começará a registrar turistas que entrarem em suas fronteiras, incluindo brasileiros.

O sistema será proposto pelo poder Executivo da União Europeia até o próximo mês de novembro e terá como objetivo combater o terrorismo em seus países-membros e a pior crise migratória desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

"Quando uma pessoa entrar na UE, ela será registrada, assim como o lugar, a data e o motivo da viagem. Esse novo sistema automatizado nos dirá quem está autorizado a transitar pela UE antes que ela chegue na UE", disse Juncker, durante uma sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo, na França.

O chamado Etias (sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) valerá para todos os cidadãos extracomunitários que não precisam de visto para entrar no chamado Espaço Schengen –área de livre circulação de pessoas dentro do bloco–, incluindo brasileiros.

O modelo é similar a um sistema adotado nos Estados Unidos em 2009 e coletará dados dos viajantes antes do embarque, permitindo que Bruxelas determine se sua presença colocará a segurança no bloco em risco e, eventualmente, impeça sua entrada.

Essas informações serão passadas pelos próprios turistas, por meio do preenchimento de um questionário on-line.

Ao menos por enquanto, Juncker não mencionou nenhuma taxa, mas especula-se que a União Europeia passará a cobrar € 50 (R$ 186) para cada extracomunitário que entrar em suas fronteiras.


Endereço da página: